Luanda- Uma academia para a capacitação de jovens empreendedores com iniciativas em gestão de negócios de moda, entretenimento, restauração e tecnologias de informação e comunicação foi inaugurada hoje, quinta-feira, em Luanda.
Localizada na Via Expresso, município de Talatona, a academia, com capacidade para 250 jovens , vai funcionar em três turnos , num período lectivo de três meses , com cursos virados a Gestão de Negócios de moda, na áreas de designer, corte e costura , restauração, técnicas de cozinha e confecção de alimentos, negócios de entretimento , gestão e organização de eventos, agenciamento de artistas , estética e beleza e Novas tecnologia de informação.
A instituição de ensino público, inaugurada pela governadora provincial de Luanda , Joana Lina, acompanhada da Ministra da Juventude e Desporto, Ana Paula do Sacramento , conta com ao apoio do Instituto Nacional do Emprego e formação profissional (INEFOP) e do Fundo das Nações Unidas para o Desenvvimento (PNUD)vai, dentre outros actos, facilitar a constituição de sociedades de negócios individual ou colectivo, segundo o director da academia, Inocêncio das Neves.
Por sua vez, a ministra da Juventude e Desporto, Ana Paula do Sacramento, disse que o espaço visa apoiar os jovens a transformar os sonhos em produtos que possam ser rentaveis, assim como a sua sustentabilidades e deste modo com a abertura de negócios criar empregos para outros jovens.
Já a governadora de Luanda, Joana Lina, disse tratar-se de uma janela de oportunidades para o lançamento de jovens que devem dar um contributo para o que se pretende na firmação da juventude .
A academia, cuja as aulas arrancam na próxima semana , tem como público alvo adolescentes e jovens com mais de 14 anos e com habilitações mínimas a 8º classe nos domínios de matemática , ciências e artes .