Luanda – Cem projectos dos 150 da carteira do Plano Integrado de Intervenção Municipal (PIIM), na da província de Luanda, já foram concluídos, informou, esta quarta-feira, o governador Manuel Homem.
A informação foi prestada durante uma reunião que manteve com os deputados da 4ª Comissão da Assembleia Nacional que responde pela administração do estado e poder local, onde destacou que 67 projectos estão em execução, oito paralisados, 17 por iniciar e dois suspensos.
“Isso representa um grau de execução física de 77,6 por cento e financeiro na ordem dos 65, 2 %”, referiu.
Entre os projectos, 19 foram concluídos no município de Belas, 17 em Luanda, 14 no Cazenga, 11 no Cacuaco, nove em Talatona, sete no Kilamba Kiaxi, seis em Quissama, cinco em Icolo e Bengo tal como Viana, enquanto sete são de subordinação do Governo Provincial de Luanda (GPL).
A par destes projectos, Manuel Homem falou ainda de diversos programas de impacto social que ajudaram a melhorar a vida dos citadinos, com destaque para o sector da educação que conta com 591 escolas públicas, 201 comparticipadas e três mil 455 privadas.
Neste momento e face à existência de mais de um milhão de crianças fora do sistema escolar, o governador referiu que se pretende construir mais de mil salas de aulas, fazendo recurso ao PIIM.
Quanto no sector da saúde, o responsável destacou que o GPL tutela três hospitais gerais especializados, dois hospitais gerais, 10 municipais, dois centros de saúde especializados, 31 centros de saúde de referência e 41 centros de saúde normais.
A província conta ainda com 34 postos de saúde do tipo II, 50 postos de saúde do tipo I, sendo ainda necessária a construção de mais unidades sanitárias para colmatar o deficit que apresenta.
Está também em execução o projecto de melhoria das vias secundárias e terciárias a nível da província, que permitiu a reabilitação de 22 ruas numa extensão de 62 quilómetros, com maior incidência para o casco urbano.
Para breve está em carteira o início das obras para macro e micro drenagem. ANM/ART