Luanda - A província de Luanda com mais de 20 projectos de recuperação de vias secundárias e terciárias, em alguns municípios, no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), tem mais de metade das vias por concluir, constatou a ANGOP hoje, terça-feira.
No município de Luanda, as obras de reabilitação de algumas ruas secundárias e terciárias que tiveram início em 2020 não foram ainda concluídas.
No bairro do São Paulo, distrito urbano do Sambizanga, onde foram requalificadas algumas vias. A rua Comandante Bula foi intervencionada parcialmente e continua com buracos e alagada, assim como a rua Garcia Neto, ruas que faciitam a fluidez do trânsito da Ngola Kiluanje/Ndunduma
No Bairro Operário, apesar de terem sido terraplanadas as ruas tornaram-se intransitáveis devido aos charcos provocados pela chuva.
Já a Ngola Kiluanje (São Paulo) continua a ser intervencionada, estando, neste momento, a ser feita a substituição dos colectores antigos por outros de maior capacidade da drenagem das águas residuais e domiciliares.
No Neves Bendinha, apenas as ruas Alípio Brandão, Teixeira Lopes e Violetas, das 16 lançadas para a reabilitação, encontram-se concluídas.
Os trabalhos iniciados em 2020, para oferecer melhor tráfego automóvel, continuam a criar dificuldade na circulação automóvel e de moradores, devido ao atraso na conclusão dos trabalhos.
Neste momento, prosseguem apenas alguns trabalho nas ruas da Gabela de baixo, Mavinga e Almada Negreiro, enquanto as restantes encontram-se paralisadas, com destaque para a via de acesso ao largo da Cimex.
Encontram-se paralisadas as obras nas ruas do Kandondo, Pisca, Rio Ravuma, Gabela, Mavinga, Marecos de Cima, Moncorvos, , António Lisboa, , Almada Negreiros, Álvaro Canelas, Columbano, Miguel Ângelo Lupi e Teixeira de Sousa.
Em Icolo e Bengo, a administração local realizou trabalhos de terraplanagem na via que liga a localidade de Ixietu ao KM 56, na comuna de Cabíri.
O administrador municipal adjunto para área técnica, infra-estruturas e das comunidades, Agostinho Maca, disse que a empreitada teve início em Janeiro e terminou em Abril.
No entanto, o coordenador do bairro de Ixietu, Nunes Jorge Caindo, disse que apesar do trabalho ajudar na mobilidade de pessoas e bens, "foi muito mal feito" porque apenas se aumentou a largura da estrada e fez-se a limpeza do troço.
Segundo uma fonte local, o trabalho de terraplanagem obedece alguns critérios, como a escavação de quase meio metro do troço para retirar a argila e fazer aterros com terra vermelha, compactuar com pedras ou britas, para que a estrada seja duradoura.
Em Talatona, os progressos nas obras de construção do nó de ligação na zona da UGP ,na avenida Pedro de Castro Van-Dúnem “Loy” ,começam a dar forma ao projecto que já permite a ligação das vias Benfica/Golfe II e Talatona/Samba, sem a intercessão de veículos.
Neste momento, estão a ser asfaltadas algumas faixas e é notável a edificação de um dos túneis e o acabamento dos muros de betão que dão inicio e o fim de um dos dois túneis que vão compor a via, permitindo a circulação do Benfica ao Golfe II.
A obra que teve início em 2019 , visa a construção de uma intercessão e um desnivelamento de cruzamento, que permitirá aos automobilistas que saírem do Benfica, sentido Golfe II e vice-versa, passar pelo túnel, evitando o cruzamento com os veículos que saírem do Talatona e da Samba.
Neste sentido os automobilistas que saírem da Samba/GolfeII, Benfica/Samba, GolfeII/Talatona passam a usar a estrada superior, passando pela rotunda que os permitirá aceder às vias pretendidas.
A empreitada cujo auto de consignação aconteceu a 18 de Agosto do ano em curso, tem o prazo de execução de 24 meses e está orçada em 55 milhões 491 mil 726 dólares.
Ainda em Talatona, a primeira fase de reabilitação da estrada do Calemba II foi concluída e o tráfego automóvel desanuviado naquele troço, ao contrario da rua principal que liga o Bondo Chapé, condomínio do BPC e o Jardim de Rosas.
Nestes troços, a ANGOP constatou que a circulação automóvel torna-se difícil devido o mau estado da estrada, rua desnivelada caracterizada por buracos, no princípio e ravinas no fim do troço.
A via principal do Honjo Yetu, que liga a rua do Ulengo a do Luanda Sul, encontra-se alagada, esburacada, desnivelada e com lixos depois de paralisadas as obras para a passagem do metro de superfície.
O Governo Provincial de Luanda GPL, no âmbito do PIIM, está intervir na rua Metro Europa, escola do patriota , Calemba II, Avenida Pedro de Castro Van dunem, via do Camama, Bairro do Simione.