Lubango – Uma composição do Caminho de Ferro de Moçâmedes (CFM), que transportava 300 turistas do Lubango ao Namibe, colidiu, neste sábado, com um camião, nas proximidades da estação do Rio Nagombe, arredores do Lubango, província da Huíla, sem causar vítimas.
O facto teria ocorrido por volta das 9h24, quando o condutor, de 36 anos, do camião de marca Hyundai, modelo HD260 Truck, afecto à empresa Cosal, supostamente distraído, tentou atravessar a passagem de nível, numa altura em que a locomotiva chegava ao local e o arrastou por mais de 50 metros.
Trata-se da locomotiva, nº 1863, que tinha a bordo mais de 300 passageiros, turistas, com destino ao município da Bibala, concretamente nas águas térmicas, numa excursão organizada pelo hotel Chick-Chick.
Em declarações à ANGOP, o porta-voz do Comando Provincial da Polícia Nacional da Huíla, inspector-chefe, José Nongava, assinalou que do acidente resultaram ferimentos ligeiros ao motorista, um depósito furado da locomotiva e a destruição quase total do camião.
José Nongava afirmou que a negligência por parte do motorista do camião é a principal causa do acidente, dado que a zona está totalmente sinalizada, tendo o maquinista ainda usado, também, o sinal sonoro.
Horas depois o “comboio cultural” seguiu viagem com os turistas a bordo, uma actividade enquadrada no programa das Festas da Senhora do Monte. BP/MS