Luanda – A presidente da Liga Angolana de Amizade, Solidariedade e Paz (LAASP), Elisa Salvador, defendeu nesta sexta-feira, em Luanda, a necessidade de promoção da inclusão social, dos direitos humanos e da defesa da integridade territorial.
“Estamos num momento crucial da nossa história, onde os desafios globais e locais chamam pela união e colaboração de todos. A nossa missão de promover a paz e a solidariedade é mais relevante do que nunca e juntos podemos fazer uma diferença real nas comunidades”, disse.
Elisa Salvador falava na cerimónia de tomada de posse do novo corpo directivo da LAASP, na sequência da assembleia realizada em Novembro último, com a finalidade de balancear às actividades desenvolvidas de 2020 até 2024 e renovar os mandatos.
Segundo a presidente, o nacionalismo africano lembra que todos estão interligados, quer em termos de luta, história ou cultura.
“A grandeza da África reside na sua diversidade. É nossa responsabilidade celebrar essa pluralidade enquanto reafirmamos o compromisso com a paz e a solidariedade”, enfatizou.
Sobre o novo elenco, disse que está profundamente consciente do papel que cada um desempenha nesta missão.
“Cada membro que compõe esta liga traz consigo experiências, saberes e uma visão única que enriquecerá o nosso trabalho. Juntos seremos a voz que luta contra a desigualdade, a injustiça e a violência. A voz que clama por um futuro melhor para todas as gerações”, realçou.
Nesta senda, a responsável comprometeu-se em construir uma liga que trabalhe para a promoção de diálogos interculturais, para a sensibilização sobre questões sociais e para a realização de projectos que visam ο desenvolvimento sustentável das comunidades.
Para si, a nova equipa traz consigo uma riqueza de experiências e dedicação à causa que todos partilham, dando plena confiança na capacidade de guiar a LAASP com sabedoria, integridade e visão.
O presente mandato tem três pilares, concretamente fortalecimento de parcerias, educação para a paz e apoio comunitário.
A cerimónia de empossamento, realizada na sede da liga, contou com representantes das embaixadas da Venezuela, de Cabo Verde, da Rússia, entre outros.
O elenco, cujo mandato termina em 2029, tem como vice-presidente Fernando Mota e secretária Teresa Kiluta.
A LAASP é uma organização social voluntária sem fins lucrativos que promove relações de amizade, solidariedade e cooperação com os povos do mundo.
A mesma foi criada a 10 de Fevereiro de 1979 e resulta da fusão da Liga Nacional Africana, Associação dos Naturais de Angola (ANANGOLA) e Associação Africana do Sul de Angola.
O seu primeiro presidente foi o nacionalista Domingos Coelho Cruz, com um mandato de cinco anos. AB/OHA