Uíge – Mais de 200 tocoistas da República Democrática do Congo (RDC) receberam, esta quarta-feira, com euforia e cânticos, o líder espiritual da Igreja, Dom Afonso Nunes, que se deslocou à fronteira de Kimbata, no município de Maquela do Zombo, na província do Uíge.
Os peregrinos encontravam-se retidos no outro lado da fronteira com a RDC, devido ao atraso da entrega da carta de chamada às autoridades de Kinshasa, para a participação na Jornada Internacional da Juventude Tocoista, aberta terça-feira, em Ntaya, na província do Uíge.
Os fiéis, que chegaram ao local desde as primeiras horas desta quarta-feira, foram saudados pelo religioso, que aproveitou a ocasião para conversar sobre a situação da igreja, assim como manter contacto com as autoridades migratórias da RDC, resultando no desbloqueio dos peregrinos.
Durante a sua permanência na zona fronteiriça de Kimbata, Dom Afonso Nunes conversou, demoradamente, com os fiéis daquela zona, assim como visitou as infra-estruturas do Banco BIC, AGT, Polícia Fiscal e de Guarda Fronteira.
A deslocação do bispo tocoista à fronteira de Kimbata enquadra-se na Jornada da Juventude Tocoista, que decorre na localidade de Ntaya, no município de Maquela do Zombo. NM/JAR