Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Líder religioso recomenda namoro responsável

     Sociedade              
  • Cunene • Quinta, 15 Fevereiro de 2024 | 01h18
Exposição de presentes na feira dos Namorados/Cunene
Exposição de presentes na feira dos Namorados/Cunene
Fabiana Hitalukua-ANGOP

Ondjiva- O pastor da Igreja Assembleia de Deus Pentecostal Ministério Maranata, na província do Cunene, Cristiano Catambue, aconselhou quarta-feira, aos jovens casais no sentido de primarem pelo diálogo e um namoro responsável, visando a criação de um lar estruturado e harmonioso.

Em declaração à ANGOP, a propósito do 14 de Fevereiro, Dia Internacional dos Namorados, disse que o namoro é um processo de preparação para uma vida ou relacionamento conjugal, daí a necessidade de conhecerem o amor como peça fundamental e indispensável para a durabilidade na relação.

“O namoro é o momento crucial de uma preparação para que o casal possa conhecer um ao outro, saber mais sobre os hábitos familiares e culturais, cuja vivência deve ser bem aproveitada para evitar desequilíbrio no relacionamento”, sublinhou.

Para tal, o religioso aconselha os jovens a terem um namoro cristão, baseado nos ensinamentos doutrinais, onde a responsabilidade, respeito mútuo e conhecimento dos princípios bíblicos, são fundamentais para criação de um lar consistente.

Cristino Catambue condenou as relações baseadas nos interesses, sublinhando que os bens materiais têm levado a que muitos casais optem por atitudes indecorosas.

O pastor lamentou ainda as agressões e mortes nos lares, derivado da falta de confiança no parceiro, problemas sociais e outros, o que demonstra uma preparação  inadequada na fase de namoro.

Brindes e mimos dominam dia de São Valentim

O tradicional corre-corre em busca do melhor presente para amada ou amado, dominou o dia de São Valentim, data em que se comemora a união amorosa entre casais, na cidade de Ondjiva.

Uma ronda efectuada na feira dos namorados instalada defronte a emissora da RNA, notabilizou-se nas primeiras horas a movimentação das vendedoras no preparativo das montras, assim como de clientes.

As lingeries, bombons, flores, cosméticos, acessórios, pastas, calçados, roupas, entre outros, cujas fontes de aquisição são os mercados fazem parte do leque de brindes para oferecer nesta ocasião.

Constatadas pela ANGOP, as vendedoras Maria Hemenelite, Helena Mateus e Emanuela de Freitas, afirmaram que as mulheres são as principais clientes. 

Segundo as interlocutoras, os preços estão acessíveis para todos os bolsos, independentemente, das condições financeiras de cada um. 

A origem da data tem várias versões e uma delas relata que o imperador romano Cláudio II, durante seu governo, proibiu a realização de casamentos com o objectivo de formar um grande e poderoso exército, pois acreditava que os jovens que não tivessem família, ou esposa, iam alistar-se com maior facilidade.

Contudo, um bispo romano continuou a celebrar casamentos, mesmo com a proibição do imperador.

Trata-se de Valentim, cujas cerimónias eram realizadas em segredo, ainda assim a prática foi descoberta, ele foi preso e condenado à morte.

Enquanto estava privado de liberdade, muitos jovens atiravam flores e bilhetes dizendo que acreditavam no amor.

Entre as pessoas que jogaram mensagens ao bispo estava uma jovem cega, Artérias, filha do carcereiro, a qual conseguiu a permissão do pai para visitar Valentim. Os dois acabaram por se apaixonar e milagrosamente o jovem recuperou a visão.

Zaire

Na província do Zaire, a data foi marcada por  uma intensa procura de prendas personalizadas, sinal de que os namorados não queriam deixar passar a data em branco.

A equipa de reportagem da ANGOP, em ronda efectuada  por diferentes pontos da cidade, notou um afluxo de clientes nos quiosques montados para a venda de brindes específicos para esta data.

Os jovens de ambos os sexos são os que mais procuram por prendas para trocarem com os seus parceiros a quem, nesta data, juram amor eterno, manifestam mais carinho e simpatia.

A jovem Sara Mercy, 22 anos de idade, contou que foi já brindada com uma prenda, pelo seu parceiro, daí ter tomado, também, a iniciativa de adquirir uma para retribuir o gesto.

Outro jovem, Pedro Mateus, entende ser muito especial o 14 de Fevereiro, pelo que resolveu comprar um presente para a sua parceira como forma de manifestar-lhe o seu grande amor.

Visivelmente satisfeita com o curso das vendas, a comerciante, Serafina Samama, em declarações à ANGOP, disse ter preparado muitos brindes para esta data, com destaque para roupas sensuais.

Kits de perfumes, ursos, pastas, cremes, também fazem parte da sua colecção, frisando que os preços dos artigos estão acessíveis para todos os bolsos.FI/PMV/LHE/ART

 





Fotos em destaque

Marcha sensibiliza homens para rastreio precoce do cancro da próstata

Marcha sensibiliza homens para rastreio precoce do cancro da próstata

 Segunda, 02 Dezembro de 2024 | 17h26

Criadores de gado no Andulo clamam por financiamento

Criadores de gado no Andulo clamam por financiamento

 Segunda, 02 Dezembro de 2024 | 17h19

Restabelecida circulação ferroviária entre Lubango e Menongue

Restabelecida circulação ferroviária entre Lubango e Menongue

 Segunda, 02 Dezembro de 2024 | 17h14

Defendida dinamização empreendedora das artes cénicas  

Defendida dinamização empreendedora das artes cénicas  

 Segunda, 02 Dezembro de 2024 | 17h07

Governo exorta ao uso racional dos recursos florestais

Governo exorta ao uso racional dos recursos florestais

 Segunda, 02 Dezembro de 2024 | 16h54

PR incentiva massificação do desporto escolar

PR incentiva massificação do desporto escolar

 Segunda, 02 Dezembro de 2024 | 16h49

Museu Nacional da Escravatura recebe visita do Presidente Biden

Museu Nacional da Escravatura recebe visita do Presidente Biden

 Segunda, 02 Dezembro de 2024 | 16h46

Idosos com protecção social garantida

Idosos com protecção social garantida

 Segunda, 02 Dezembro de 2024 | 16h40


A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+