Ndalatando – O moderador do Conselho das Igrejas Cristas em Angola (CICA) no Cuanza Norte, reverendo João Mateus, apelou hoje (sábado) em Ndalatando aos angolanos que continuem a praticar a cultura de diálogo, evitando acções que perigam a paz.
O religioso que pregava no Culto Ecuménico de Acção de Graças, a favor da paz e reconciliação nacional, testemunhado pelo governador do Cuanza Norte, Adriano Mendes de Carvalho, defendeu a promoção de iniciativas para o diálogo para soluções pacíficas de conflitos.
Durante a homília, o reverendo pastor da Igreja Metodista Unida em Angola exortou aos cidadãos a manterem a esperança num futuro de prosperidade e a renovarem o compromisso com Deus e a Nação, trabalhando para a preservação da paz, alcançada com muito sacrifício, apesar do actual momento de crise económica.
O governador do Cuanza Norte, Adriano Mendes de Carvalho, agradeceu pela realização da celebração a favor da paz, que considerou a segunda maior conquista do povo angolano, depois da Independência Nacional, a 11 de Novembro de 1975.
Salientou que os ganhos da paz são visíveis em todos os domínios da vida económica, social, política, destacando-se a construção e reconstrução de infra-estruturas.
Solicitou o apoio da igreja para o combate à vandalização des bens públicos, para preservar a boa convivência social.
O governo, indicou, vai continuar a contar com o contributo das igrejas na formação do homem, na moralização da sociedade e na defesa dos interesses do Estado.
Pelo menos 400 fiéis das igrejas Católica, Metodista, Tocoísta e Kimbanguista participaram no Culto de Acção de Graças, organizado pelo Conselho Ecuménico de Cooperação do Cuanza Norte.