Luanda - A presidente da Liga Angolana de Amizade e Solidariedade com os Povos (LAASP), Elisa Salvador, enalteceu, em Havana, o contributo de Cuba na preservação da independência de Angola.
A responsável falava na V Conferência Internacional pelo Equilíbrio do Mundo, evento que encerra hoje (sábado) na capital cubana.
Citada por uma nota de imprensa da LAASP, Elisa Salvador sublinhou o facto de angolanos e cubanos estarem ligados por vínculos históricos profundos desde os primórdios da independência de Angola.
Para a responsável da LAASP, esse vínculo reflecte-se na relação de amizade e solidariedade entre a LAASP e o Instituto Cubano de Amizade com os Povos (ICAP).
Lembrou que a relação entre as duas instituições é anterior à assinatura formal de cooperação entre a LAASP e ICAP.
"A relação já era selada nos diferentes intercâmbios e ajudas entre as duas instituições", expressou a presidente da LAASP, sublinhando a participação da instituição em diferentes eventos e acções de solidariedade com Cuba.
Na sua intervenção, a dirigente repudiou e considerou desumano o bloqueio económico e financeiro imposto contra Cuba, há mais de 60 anos, pelos Estados Unidos da América.
Com duração de quatro dias, a V Conferência Internacional pelo Equilíbrio do Mundo conta com representantes de cerca de 80 nações, guiadas pelo pensamento do nacionalista cubano José Martí - "Com todos e para o bem de todos".
Este ano, o evento assinala o 170º aniversário do nascimento de José Martí, que se comemora hoje, 28 de Janeiro.