Quibala – O Instituto de Desenvolvimento Local (FAS) prevê cadastrar, nos próximos dias, 37 mil e 807 famílias em situação de vulnerabilidade no município da Quibala, província do Cuanza sul, para beneficiarem do Programa de Fortalecimento da Protecção Social "Kwenda".
A informação foi avançada pela directora do FAS no Cuanza Sul,Carolina Sanito, no acto de apresentação do Kwenda no município, adiantando que serão cadastrados agregados familiares das comunas do Lonhe, Ndala Cachimbo, Cariango e da sede.
“Depois do Mussende, o Kwenda chegou ao município da Quibala. Como sabem, este programa visa mitigar o impacto da pobreza no seio das famílias mais carenciadas. Queremos que o projecto beneficie o maior número possível de agregados nesta circunscrição, razão pela qual vamos trabalhar em parceria com as instituições locais”, salientou.
Lembrou que cada família beneficiária vai receber 33 mil kwanzas por trimestre.
Por sua vez, o administrador municipal da Quibala, João Daniel Nunes, manisfestou-se extremamente satisfeito pela inclusão da Quibala no Programa de Fortalecimento da Protecção Social, sublinhando que as autoridades almejam atingir mais de 170 mil famílias.
“É com grande satisfação que acolhemos o acto de apresentação do Kwenda na nossa localidade, um projecto tão almejado pelos munícipes. Estamos certos de que a sua implementação vai mudar o nível de vida das populações beneficiárias, pelo que enaltecemos os esforços do Executivo angolano”, acrescentou.
Na província do Cuanza Sul estão cadastrados 117 mil e 402 agregados familiares em 12 comunas e 955 bairros e aldeias dos municípios do Ebo, Seles, Quilenda, Cassongue e do Mussende.
Destes, já beneficiam do programa 65 mil e 564 famílias, num investimento de mais de seis mil milhões de kwanzas.
O Kwenda foi criado em 2020 pelo Executivo angolano, com vista a criar políticas de apoio às famílias mais carenciadas.
O programa está avaliado em 420 milhões de dólares norte-americanos e é financiado pelo Banco Mundial, com 320 milhões de dólares. Os outros 100 milhões são provenientes do Tesouro Nacional.
O município da Quibala dista a cerca de 160 quilómetros da cidade do Sumbe, capital da província, e possui uma população estimada em mais de 172 mil habitantes.CIJ/MCN