Uíge – Mais de 17 mil famílias do município dos Buengas, na província do Uíge, começam a ser cadastradas, nos próximos dias, para beneficiar do Programa de Fortalecimento da Protecção Social ”Kwenda”.
O programa prevê cadastrar 112 aldeias do município dos Buengas. Cada família vai beneficiar de 66 mil Kwanzas, correspondente a um período de seis meses, referiu o director provincial do Fundo de Apoio Social (FAS), Nanizaiawo Capitão.
O responsável, que falava durante a apresentação do programa às autoridades do município dos Buengas, no fim-de-semana, explicou que o Kwenda já beneficiou 32 mil 600 famílias dos municípios do Songo, Mucaba e Cangola.
Nanizaiawo Capitão informou ainda que outras oito mil e 700 famílias vulneráveis, cadastradas em Outubro de 2023, no município de Milunga (Uíge), começam a beneficiar, a partir do próximo de Abril, de valores monetários.
Por essa razão, adiantou que, brevemente, vão realizar encontros com as autoridades locais, para se definir as aldeias a serem cadastradas, assim como a formação, durante 21 dias, de 30 ADECOS do município de Milunga.
O Kwenda é um programa do Governo angolano que visa apoiar as famílias em situação de pobreza ou vulnerabilidade. Avaliado em USD 420 milhões, a iniciativa é financiada em USD 320 milhões pelo Banco Mundial, sendo que os outros USD 100 milhões são provenientes do Tesouro Nacional.
O Kwenda abrange quatro componentes: Transferências Sociais Monetárias; Inclusão Produtiva; Municipalização da Acção Social e, por último, o reforço do Cadastro Social Único. QJ/NM/JAR