Benguela - Dois mil milhões 195 milhões e 626 mil e quinhentos kwanzas é o valor já entregue pelo programa Kwenda para apoio às famílias vulneráveis na província de Benguela, soube hoje, segunda-feira, a ANGOP.
Segundo a directora provincial do Instituto de Desenvolvimento Local (FAS), Jasmim Ndatimana, este valor já beneficiou 48 mil e 403 famílias vulneráveis dos municípios do Cubal, Chongoroi e Caimbambo.
Jasmim Ndatimana informou que nesta segunda fase de implementação do Kwenda, que já arrancou com o processo de cadastramento dos agregados familiares no município do Chongoroi, pretende-se atingir 54 bairros e beneficiar 10 mil e 722 famílias.
A responsável adiantou que a implementação do Kwenda obedece a várias etapas, começando pelo cadastramento através dos agentes comunitários e posteriormente o processo de validação institucional.
A directora explicou que o processo de validação institucional consiste na identificação e exclusão dos agregados familiares cadastrados que não reúnem os critérios de legibilidade.
"São pessoas que já dispõem de uma renda fixa e que não podem receber as transferências sociais monetárias", disse.
A responsável afirmou que o processo de validação institucional tem permitido detectar pessoas que são funcionários públicos, como professores, e reformados, visto que este programa deve ser levado com muito rigor e transparência na gestão dos recursos alocados.
Jasmim Ndatimana garantiu que os valores do Kwenda estão realmente a chegar às famílias carentes e que alguns beneficiários os têm utilizado com muita responsabilidade.
A directora realçou que, desde o início do programa em 2020, o trabalho tem sido desafiante devido ao mau estado das vias de acesso à determinadas localidades, mas que, com o auxílio dos agentes comunitários, tem sido possível mudar a vida das famílias que vivem em situação de vulnerabilidade nas zonas mais recônditas de Benguela.
O Kwenda é um programa do Executivo angolano que visa políticas de apoio às famílias mais pobres e em situação de vulnerabilidade. Cada família recebe trimestralmente 25.500 kwanzas.
Avaliado em 420 milhões de Usd, é financiado em 320 milhões pelo Banco Mundial, sendo os outros 100 milhões de Usd provenientes do Tesouro Nacional. O Programa é operacionalizado pelo Fundo de Apoio Social - Instituto de Desenvolvimento Local. CRB