Uíge - Cinco cooperativas agrícolas dos municípios do Songo e Mucaba, na província do Uíge, vão beneficiar de apoio financeiro a partir de 2025, no valor de sete milhões de kwanzas cada, para desenvolver a produção e aumentar a renda familiar nessas localidades.
Enquadrado no programa de inclusão produtiva, do projecto Kwenda, a acção conta com duas cooperativas do município de Mucaba e três do Songo, num total de 360 camponeses.
A informação foi avançada, esta segunda-feira, pelo director do FAS, Nanizawaio Capitão, tendo referido que os agricultores já estão em fase de formação, para a constituição das caixas comunitárias de apoio às acções de desenvolvimento das aldeias.
Explicou que a criação de caixas comunitárias vai permitir aos inscritos beneficiarem de financiamento, para dinamizar a produção naqueles municípios.
“Os integrantes dos grupos solicitam, caso tenham alguma necessidade de investimento. O valor deve ser devolvido, para beneficiar, igualmente, os outros membros da cooperativa”, disse.
Adiantou que a situação da legalização e abertura de contas das cooperativas já foram regularizadas, assim como os integrantes (residentes de cada aldeia) já escolheram os responsáveis de cada grupo.
Em relação às transferências sociais monetárias, Nanizaiwaio Capitão disse que se conseguiu concluir o pagamento das famílias dos municípios de Cangola, Mucaba e a quarta e quinta prestações dos agregados familiares do Songo.
A nível da província do Uíge, o Kwenda beneficiou 32 mil e 262 famílias, distribuídas pelos municípios do Songo, Mucaba e Cangola.
Em relação ao ano de 2025, o responsável disse que a pretensão é começar a fazer o pagamento, no primeiro trimestre de 2025, das famílias do município de Milunga, num total de oito mil 812 famílias elegíveis.
Disse que, depois de se atender o município de Milunga, o foco será as acções de inclusão produtiva e da municipalização da acção social.
Para o próximo ano, disse que se perspectiva o arranque das obras de reabilitação dos centros da acção social, implementação do xadrez, a partir de Janeiro, no município da Damba, assim como a implementação da inclusão produtiva. JAR