Malanje - Mil milhões 46 milhões e 100 mil kwanzas é o valor que o Instituto de Desenvolvimento Local (FAS), através do projecto Kwenda, vai desembolsar, a partir deste mês, para apoiar 15 mil e 850 famílias em situação de pobreza nos municípios de Cahombo, Kiwaba Nzoji e Marimba, província de Malanje.
A informação foi dada esta quinta-feira à ANGOP pelo director do FAS em Malanje, Gomes Golambole, tendo explicado que o valor será distribuído em duas prestações.
Precisou que das famílias beneficiárias Marimba conta com 5 mil e 700, Cahombo com 5 mil e 350 e Kiwaba Nzoji com 4 mil e 800.
O responsável disse que o Kwenda em Malanje continua a dar passos significativos. pois as transferências sociais monetárias de 66 mil kwanzas semestralmente por cada família tem estado a contribuir para a redução da pobreza.
Realçou que depois de pagas as duas primeiras prestações aos agregados de Cambundi-Catembo, Kiwaba Nzoji e Marimba o processo retoma com as famílias de Luquembo e Cambundi-Catembo para o pagamento da quarta prestação.
Afirmou que até ao momento o Kwenda já beneficiou 40 mil e 871 agregados familiares nos municípios de Luquembo, Cambundi-Catembo, Calandula e Quirima, com 3 mil milhões 180 milhões e 592 mil kwanzas gastos.
Gomes Golambole apelou às famílias no sentido de aplicarem o dinheiro em actividades geradoras de renda.
Actualmente, o FAS desenvolve o projecto Kwenda apenas nos municípios de Calandula, Quirima, Luquembo, Cambundi-Catembo, Marimba, Kiwaba Nzoji e Cahombo e conta com o envolvimento de 276 técnicos. RM/NC/PBC