Luau – Quatrocentos e 72 milhões, 591 mil e 500 Kwanzas, é o valor que 18 mil 533 famílias do município do Luau, província do Moxico, estão a receber, desde hoje, quarta-feira, no âmbito do programa de Transferência Sociais Monetário denominado "Kwenda".
A informação é do director do Fundo de Apoio Social (FAS), no Moxico, Simão Baita Paiata, que lembrou ter-se assistido até agora oito mil 304 famílias das localidades do Marco 25, Chipuica, Sachicucu, Mucussuueji, Chiena e da vila sededo Luau, com valor de 25 mil 500 kwanzas por cada agregado.
O processo de pagamento que se prolonga até 10 de Janeiro de 2022, conta com o envolvimento de 58 Agentes de Desenvolvimento Comunitário e Sanitário (ADECOS), bem como de técnicos da Federação Luterana e fiéis da Igreja dos Irmãos de Angola (IEIA).
A idosa, de 93 anos de idade, Adelaide Culianga, que recebeu os valores monetários, de 25.500 Kwanzas, tenciona desenvolver a actividade agrícola, com aquisição de sementes e instrumentos agrícolas, para o sustento dos seus filhos e netos.
Enquanto isso, o munícipe Cainda Cambaji, chefe de um agregado com 10 membros, disse que vai gastar os valores monetários na aquisição de alimentos, roupas, calçados e criar um pequeno negócio, junto com sua esposa, na sua porta de casa.
A administração municipal do Luau, Filomena Miza, se comprometeu em fiscalizar, em comunhão com os ADECOS, os investimentos destes valores entregue às famílias.
Na ocasião, o governador provincial do Moxico, Gonçalves Muandumba, incentivou as famílias, sobretudo as mulheres, a empregarem o dinheiro em negócio, apostando na rentabilização nos valores atribuídos para promover o bem estar das suas famílias.
Incentivou as famílias a fazerem o bom uso dos valores atribuídos para minimizarem a pobreza e a fome.
Na região leste de Angola, o Kwenda está igualmente beneficiar 25 mil 719 agregados familiares no município do Cuango)Lunda Norte), e seis mil 839 no Muconda (Lunda Sul).
O programa, de âmbito nacional, está a ser executado pelo FAS, com uma duração de três anos, que prevê beneficiar um milhão 608 famílias nas 18 províncias do país e conta com um financiamento global de 420 milhões de dólares (320 milhões atribuídos pelo Banco Mundial e 100 pelo Tesouro Nacional).
O Kwenda, de iniciativa do Governo angolano, tem em vista o reforço da municipalização da acção social, através da criação e do funcionamento de Centros de Acção Social Integrados (CASI), fortalecimento do Cadastro Social Único, transferências monetárias e inclusão produtiva.