Malanje- Em cerca de quatro anos de operacionalização, o Programa de Fortalecimento da Protecção Social “KWENDA” já desembolsou quatro mil milhões de kwanzas 258 milhões de kwanzas para assistir 40 mil 872 famílias em situação de vulnerabilidade, em quatro dos 14 municípios da província.
Trata-se de sete mil 492 agregados do município de Cambundi-Catembo, 12 mil 70 de Luquembo, 4 mil 140 de Quirima e 17 mil 163 do município de Calandula, que já beneficiaram de até quatro prestações, cada no valor de 33 mil kwanzas.
A informação foi prestada hoje, terça-feira, à ANGOP, pelo director do Instituto de Desenvolvimento Local (FAS), Gomes Golambole, dando conta que, nesta altura, decorrem pagamentos da terceira e quarta tranche dos agregados de Calandula, tendo já sido contemplados, até segunda-feira (23), 12 mil famílias das comunas, estando em falta 4 mil 370 da sede municipal.
Só para esta ronda de pagamento em Calandula, foram mobilizados mil milhão e 500 milhões de kwanzas.
Frisou que os valores gastos até ao momento têm contribuído para dinamizar a economia local e reduzir o nível de vulnerabilidade das famílias.
No âmbito da expansão do programa, disse terem sido cadastrados e validados os processos de 15 mil 724 famílias dos municípios de Marimba, Cahombo e Kiwaba Nzoji, que aguardam pelo pagamento dos valores nos próximos dias.
Para além das transferências monetárias, disse que o KWENDA em Malanje também trabalha em outras componentes, nomeadamente a Municipalização da Acção Social (MAS), Cadastro Social único e Inclusão Produtiva.
No que toca à Municipalização da Acção Social, foram construídos e apetrechados dois Centro de Acção Social Integrado (CASI) nos municípios de Cambundi-catembo e Luquembo, e está em construção o de Calandula.
Operacionalizado pelo Fundo de Desenvolvimento Local (FAS), o Kwenda foi criado em 2020 pelo Executivo angolano, com vista a criar políticas de apoio às famílias mais vulneráveis.
O programa está avaliado em 420 milhões de dólares norte-americanos e é financiado pelo Banco Mundial, com 320 milhões de dólares. Os outros 100 milhões são provenientes do Tesouro Nacional. ACC//PBC