Caxito - Três mil 601 agregados familiares do município de Ambriz, na província do Bengo, começaram hoje, quinta-feira, a beneficiar das transferências sociais monetárias, no valor de 66 mil Kwanzas, correspondente a seis meses, no âmbito do programa Kwenda.
No Ambriz serão pagos 1.508 agregados na comuna da Bela Vista, 1.116 no Tabi e 1.077 agregados na comuna sede.
No final da operação, o Programa Kwenda vai libertar uma quantia monetária no valor de 237.666.000 Kz (Duzentos e Trinta e sete Milhões seiscentos e sessenta e seis Mil Kz), valor que poderá dinamizar as pequenas economias nas aldeias do município, tal como tem acontecido em outras localidades, o benefício tem servido também para suprir outras necessidades, como aquisição de bens alimentares, medicamentos e utensílios domésticos.
A província do Bengo conta com 26 mil 907 agregados familiares cadastrados em cinco municípios: Bula Atumba, Dande, Dembos, Nambuangongo e Pango Aluquém.
Deste número de agregados cadastrados, 13 mil 479 já beneficiam das transferências sociais monetárias que perfaz um desembolso de 2 093 992 500 (Dois Mil Milhões e Noventa e Três Milhões e Novecentos e Noventa e Dois Mil e Quinhentos Kwanzas).
Na ocasião, o vice-governador para o sector político, económico e social, José Bartolomeu Pedro, disse que o Kwenda na província tem demonstrado resultados positivos consubstanciados na melhoria da segurança alimentar e aumento do acesso à educação de primeira infância. Ressaltou que outra meta do Governo será o Kwenda urbano que visa apoiar as famílias em situação de pobreza e vulnerabilidade, com foco no empoderamento, protecção social, redução da pobreza e melhoria da condição de vida das famílias que vivem em áreas urbanas.
O director do FAS no Bengo, Alexandre Domingos, disse que depois do Ambriz, o Kwenda chegará ao município do Pango Aluquém e apelou aos beneficiários a fazerem o uso racional dos valores recebidos.
Conceição Paulo, uma das beneficiadas, manifestou a sua satisfação, referindo que vai aplicar parte dos valores recebidos na reabilitação da sua residência e outra nos seus negócios. CJ/PA