Malanje- Dois anos após serem cadastradas, quatro mil e 500 famílias do município de Marimba, finalmente começaram a beneficiar do Programa de fortalecimento de protecção social monetárias, vulgo KWENDA, no valor de 132 mil kwanzas equivalentes a quatro prestações.
Deste número, foram já contemplados até ao momento, três mil e 886 agregados, da sede municipal e das comunas de Tembo-a-aluma e Dala-Samba, sendo que os demais poderão beneficiar nos próximos dias.
O director do Instituto de Desenvolvimento Social (FAS) em Malanje, Gomes Golambole precisou que ao contrário de outras localidades, em Marimba, foram pagas de uma vez as quatro prestações, devido a dificuldades de acesso, uma vez que as estradas do interior encontram-se em avançado estado de degradação.
Disse que ao nível do município estão cadastradas quatro mil e 500 agregados, dos quais três mil 886 foram atendidos até hoje, prevendo-se abranger todos até sábado (22).
Com o valor, realçou, os beneficiários poderão desenvolver pequenos negócios, estimular e gerar renda para as suas famílias, tendo apelado para aplicação do mesmo na aquisição de bens e recursos geradores de lucros.
Por sua vez, o administrador municipal de Marimba, Sebastião Moçambique frisou que o trabalho de distribuição de dinheiro às comunidades vulneráveis, através do KWENDA constitui um compromisso do Executivo na resolução dos problemas da população.
Reiterou o apelo às famílias, sobretudo camponesas e pescadoras no sentido de investirem na sua actividade diária, com vista a aumentarem os seus níveis de produção.
Enquanto isso, as cidadãs Filipe Massango e Teresa Armindo mostraram-se satisfeitas pelo dinheiro recebido, sobretudo por se tratar de quatro prestações, o que permitirá melhorar a actividade comercial e adquirir meios domésticos e materiais escolares para os filhos.
Na província de Malanje o programa foi implementado em 2020, e já beneficiou 40 mil e 871 agregados familiares dos municípios de Luquembo, Cambundi-Catembo, Calandula, Quirima, Cahombo, Kiwaba Nzoji e Marimba, com um valor de 3 mil milhões, 180 milhões e 592 mil kwanzas. RM/NC/PBC