Dundo – Mais de cinco mil famílias vulneráveis do município de Lubalo, província da Lunda-Norte, cadastradas no âmbito do Programa de Protecção Social “Kwenda”, aguardam apenas as transferências monetárias, previstas para este mês (Dezembro) ou Janeiro de 2025.
A informação foi prestada esta terça-feira, no Dundo, pelo director do FAS- Instituto de Desenvolvimento Local na Lunda-Norte, João Nascimento, sublinhando que decorre a fase de verificação dos processos, através do sistema de prova de vida, para a correcção e repescagem.
Acrescentou que as famílias , distribuídas nas comunas de Muvulegi , Luangue e Lubalo (Sede), após a validação dos dados, vão receber 66 mil kwanzas, equivalente a seis meses, a razão de Kz 11 mil/mês .
Disse que depois do Lubalo, a actividade idêntica deverá ser desenvolvida no município do Cuilo.
Até ao momento, o KWENDA já cadastrou 106 mil famílias em 108 aldeias das 18 comunas, correspondentes a sete dos 10 municípios, onde já foram beneficiadas com as transferências monetárias 57 mil agregados familiares do Cuango, Cambulo, Caungula e Lóvua.
O Kwenda, pelo Instituto de Desenvolvimento Local (FAS), agência governamental que em coordenação com outros programas de combate à pobreza, contribui para a promoção do desenvolvimento sustentável das comunidades, conta com financiamento de 320 milhões USD do Banco Mundial (BM) e 100 milhões USD pelo Tesouro Nacional (Angola), totalizando 420 milhões USD.JVL/HD