Luanda – Um milhão 138 mil 707 famílias foram cadastradas no programa KWENDA, sendo que 822 mil 433 famílias já receberam as transferências sociais monetárias, informou esta segunda-feira, em Luanda, o Presidente da República, João Lourenço.
Ao dirigir a Mensagem sobre o Estado da Nação, por ocasião da Sessão Solene de Abertura do Ano Parlamentar 2023-2024 da V Legislatura, informou ainda que o montante por família foi actualizado, por 11 mil kwanzas mês, e que o período de permanência, no programa, passou de um para dois anos.
Segundo o Presidente da República, hoje, o KWENDA é uma realidade inegável, sendo cada vez mais evidentes os impactos na melhoria das condições de vida dos beneficiários.
Referiu que este programa ocupa um papel central e de efeito multiplicador no domínio da promoção do desenvolvimento local, comunitário e da protecção social de base, tendo alcançado já 65 municípios, contra os 40 municípios inicialmente previstos.
Face aos resultados alcançados, realçou o Chefe de Estado angolano, o programa KWENDA acaba de aprovar o incremento de mais 42 municípios, a serem abrangidos gradualmente até ao primeiro trimestre de 2024.
Anunciou que, no quadro do programa integrado de desenvolvimento local e combate à pobreza, um milhão 320 mil 237 pessoas beneficiaram de acções de inclusão produtiva e promoção social.
O KWENDA está avaliado em 420 milhões de dólares, sendo 320 milhões de USD financiados pelo Banco Mundial e 100 milhões do Tesouro Nacional.
O mesmo é um programa do Governo angolano, lançado em Maio de 2020, com o objectivo principal de mitigar os níveis de pobreza e vulnerabilidade social das famílias, através da transferência de renda para cada agregado seleccionado, por via de cadastramento. OHA/ADR