Caxito - O programa Kwenda começou hoje, sexta-feira, a beneficiar dois mil 885 agregados familiares do município do Pango Aluquém, província do Bengo.
Vão receber 66 mil Kwanzas (equivalente a seis meses) cada uma das 2 mil 395 famílias cadastradas da comuna sede e 490 de Caxuangongo.
Com as duas mil 885 famílias do Pango Aluquém eleva para 19 mil 714 o número de agregados a beneficiar do Kwenda na província do Bengo.
A província do Bengo conta com 26 mil 907 agregados familiares cadastrados nos municípios do Bula Atumba, Ambriz, Dembos, Nambuangongo e Pango Aluquém.
Deste número, 16 mil 536 já beneficiam das Transferências Sociais Monetárias que perfaz um desembolso de Dois Mil Milhões e Noventa e Três Milhões e Novecentos e Noventa e Dois Mil e Quinhentos Kwanzas.
O vice-governador para o Sector Político, económico e social, José Bartolomeu ressaltou que o Kwenda vai além das transferências monetárias e oferece aos agregados familiares vulneráveis, acesso aos serviços de desenvolvimento humano, tais como saúde, educação e actividades de inclusão económica.
Segundo o governante, o programa Kwenda tem impactado positivamente, cujos resultados efectivos, têm contribuído no combate a pobreza com grande relevância, facto que se perpetuará ao longo das gerações.
"As evidências são claras no dia-a-dia das famílias, desde o aumento da sua renda ao surgimento de pequenos estabelecimentos comerciais, passando pelo aumento do fluxo financeiro dos comerciantes nas comunidades, bem como no aumento das iniciativas económicas das famílias", frisou.
O director do FAS no Bengo, Alexandre Domingos disse que a par da entrega de benefícios estão a trabalhar na literacia financeira, nos cuidados primários de saúde, incentivo do xadrez nas comunidades, no programa de estágios comunitário e na reabilitação dos centros de acção social integrados (CASI) nos municípios onde está o Kwenda.
Sob iniciativa do Governo de Angola, o Programa tem como objectivo apoiar as famílias em situação de pobreza e vulnerabilidade.
Além das Transferências Sociais Monetárias (atribuição de uma renda às famílias) e Municipalização da Acção Social, o KWENDA conta ainda com a Inclusão Produtiva (apoiar as iniciativas económicas das famílias) e o Cadastro Social Único (base de dados com informação desagregada sobre a pobreza e vulnerabilidade no seio das famílias. CJ/PA