Luena – Mais de 230 mil pessoas da província do Moxico já beneficiam do Programa de Transferências Sociais Monetárias denominado "Kwenda”, afirmou esta quarta-feira o vice-governador para o sector Político, Económico e Social, Victor da Silva.
Ao falar à imprensa, no quadro do projecto do reforço da comunicação institucional do Governo do Moxico denominado “O Governo está aqui”, sobre as perspectivas de governação, o dirigente reiterou que o Kwenda nesta região é funcional, apoiando várias famílias carenciadas.
Conforme o responsável, 47 mil famílias já beneficiaram de subsídios deste programa, com benefício directo de 230 mil pessoas da região, representando 30 por cento da população do Moxico.
Até agora famílias de cinco municípios da província já receberam valores monetários do Kwenda, nomeadamente, Luau, Camanongue e Luchazes, prevendo-se iniciar este ano os pagamentos nos municípios do Alto-Zambeze, Luacano e Cameia, enquanto no Léua, se realizará o cadastramento.
O município do Luau é a região da província que até agora mais beneficiou do programa, com 17 mil famílias vulneráveis assistidas, após receber em Agosto último um reforço de mil milhões e 147 milhões de Kwanzas.
O programa Kwenda, de iniciativa do Executivo angolano, visa criar políticas de apoio às famílias mais vulneráveis e em situação de pobreza no país, com um valor monetário semestral de 66 mil Kwanzas.
Ainda no quadro da assistência social de pessoas vulneráveis, disse que 157 idosos habitam em quatro lares sob tutela do governo, enquanto 163 pessoas com deficiência beneficiaram de diferentes meios de locomoção.
O vice-governador apelou à necessidade da sociedade continuar a mobilizar-se para apoiar as pessoas mais vulneráveis, visando à redução do impacto da pobreza em muitas famílias.
A província do Moxico conta com cerca de um milhão de habitantes, distribuídos em nove municípios, nomeadamente, Bundas, Luau, Leua, Cameia, Luacano, Alto Zambeze, Camanongue, Luchazes e Moxico (sede). TC/YD