Saurimo – Vinte e duas mil e 219 famílias, em situação de vulnerabilidade, beneficiaram, desde 2021, de transferências monetárias efectuadas pelo Programa de Fortalecimento da Protecção Social (Kwenda).
Operacionalizado pelo Instituto de Desenvolvimento Local (FAS), o programa beneficiou, em dois anos, famílias dos municípios do Muconda, Cacolo e Dala, enquanto os munícipes de Saurimo aguardam pelo cadastramento, que acontecerá nos próximos dias.
Os valores rondam entre 51 e 76 mil kwanzas cada agrgado familiar, pagos em diferentes prestações.
Em declarações à ANGOP, a directora do gabinete provincial da Acção Social, Família e Igualdade de Género, Luísa Martins, considerou satisfatória a implementação do Kwenda na província, pelo facto de estar a melhorar a vida socioeconómica de algumas famílias, sobretudo, por via do fomento da população agro-pecuária.
Sublinhou que o programa está a facilitar a vida das famílias na compra de inputs agrícolas, animais para criação, assim como de materiais didácticos para as crianças em idade escolar.
“É um estímulo”, disse a responsável, para quem a iniciativa representa um impulso nos projectos de desenvolvimento local e no combate à pobreza, em curso nos diferentes municípios.
Por outro lado, Luísa Martins disse que no quadro do programa “Catoca aluno”, mil crianças de famílias vulneráveis foram assistidas com valores monetários.
Trata-se de crianças em idade escolar, entre os 6 a 17 anos de idade, dos municípios de Cacolo, Dala, Muconda e Saurimo, que beneficiaram de um montante de 36 mil kwanzas, entregues trimestralmente.
A província da Lunda Sul possui quatro municípios, nomeadamente Cacolo, Dala, Muconda e Saurimo, onde vive uma população estimada em 629 mil habitantes. QB/VIC