Luena - Seiscentas e 10 mil e 382 famílias vulneráveis foram assistidas em todo país, no quadro da implementação do programa de Transferências Sociais Monetárias "Kwenda", informou hoje, no Luena, província do Moxico, o director-geral do Instituto de Desenvolvimento Local, Belarmino Jelembi.
Segundo o responsável, que falava durante um encontro com os jornalistas desta região, desde 2021 até a presente data, já foram transferidos 33 mil milhões, 163 milhões e 56 mil kwanzas às famílias vulneráveis.
Realçou que, actualmente, o programa está a ser implementado em nove mil e 397 aldeias, 214 comunas e 61 municípios do país, prevendo beneficiar um universo de um milhão e 608 mil agregados familiares vulneráveis.
Reafirmou que o valor do programa é pago trimestralmente em três modalidades, nomeadamente por cash (dinheiro físico), multicaixa e mobile money, correspondente a quatro parcelas, num período de um ano.
Neste sentido, anunciou que, em breve, haverá aumento do valor da assistência por agregado familiar, passando de 25 mil 500 kwanzas por trimestral para 33 mil kwanzas.
O responsável destacou que a implementação do programa tem permitido aumentar a capacidade aquisitiva e financeira das famílias mais carenciadas, para além de ajudar a estabelecer um Sistema Nacional de Protecção Social.
Conforme o responsável, o Instituto de Desenvolvimento Local, no âmbito do programa de Inclusão Produtiva, está, igualmente, a apoiar 15 mil e 348 pessoas com a distribuição de sementes, insumos agrícolas, instalação de painéis solares, avicultura, transporte entre outros.
De iniciativa do Governo de Angola, o programa KWENDA, visa apoiar um milhão e 608 mil famílias em situação de pobreza e vulnerabilidade no País.
Conta com financiamento de 320 milhões USD do Banco Mundial (BM) e 100 milhões USD pelo Tesouro Nacional (Angola), totalizando 420 milhões USD.
O Programa é operacionalizado pelo Instituto de Desenvolvimento Local (FAS), agência governamental que em coordenação com outros programas de combate à pobreza, contribui para a promoção do desenvolvimento sustentável das comunidades. LTY/TC/YD