Soyo - O jurista Ventura Chita Miguel advogou, esta sexta-feira, a realização de mais palestras, na cidade do Soyo, província do Zaire, para o resgate dos princípios morais que orientam a vida em sociedade.
O também docente, que falava à ANGOP, entende que valores como, a honestidade, o respeito, a responsabilidade, tolerância e a humildade devem ser sistematicamente transmitidos aos indivíduos para que os assumam como normas de convivência social.
A fonte falava a propósito do fenómeno do surgimento, nos últimos dias, no Soyo, de grupos de jovens intitulados “Turmas de Apitos” que semeiam o caos e a desordem nos bairros periféricos desta urbe com recurso a armas brancas.
Para o interlocutor, a decadência moral e cívica tem muito a ver com falhas, derivadas da desestruturação de muitas famílias, pelo que insiste na promoção regular de acções extra-escolares de educação desta camada social para inverter o quadro.
A título de exemplo, disse serem recorrentes, nos dias que correm, notícias de pais que são agredidos pelos próprios filhos, adultos estuprando crianças, considerando tratar-se de conflito de valores.
Ventura Chita Miguel, disse que a responsabilidade deve ser partilhada entre os pais, a escola e a própria sociedade no que ao resgate dos valores morais e cívicos diz respeito. PMV/JL