Ondjiva - Quarenta jovens concluíram este sábado o II ciclo formativo dos cursos de culinária e pastelaria, no Centro de Formação Profissional de Ondjiva (Cunene), informou o seu director, João Canela.
Em declarações à ANGOP, o responsável informou que os cursos, que tiveram a duração de três meses, proporcionaram aos formandos ferramentas para entrarem no mercado de emprego.
Reafirmou a aposta do Executivo na capacitação profissional dos jovens, no âmbito do Programa Nacional de Formação de Quadros.
Os recém-formados manifestaram satisfação pela formação técnico-profissional e garantiram que estão preparados para enfrentar os desafios do mercado de trabalho.
Por sua vez, o director do Centro Integrado do Emprego e Formação Profissional da localidade de Oifidi, arredores da cidade de Ondjiva, João Alberto, manifestou-se preocupado com a fraca adesão às inscrições do III ciclo formativo.
Afirmou que das 175 vagas disponíveis, apenas 64 estão ocupadas, sendo 19 na área de electricidade de baixa tensão, 11 corte e costura, mecânica auto e serralharia com nove, informática seis, electricidade-auto e frio com cinco.
Cunene conta com cinco unidades formativas, sendo dois centros em Ondjiva e Oifidi e três pavilhões de artes e ofícios localizados nas sedes municipais de Ombadja, Namacunde e Cuvelai. PEM/LHE/DC