Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Jovens no Namíbe tomam conhecimento do projecto “SonaJovem” 5.0

     Sociedade              
  • Namibe • Quinta, 30 Janeiro de 2025 | 19h16

Moçâmedes – A empresa Sonangol apresentou hoje, quinta-feira, em Moçâmedes, o programa SonaJovem 5.0 “Ideias que transformam”, uma iniciativa que irá impulsionar 50 ideias de jovens angolanos e transformá-las em negócios sustentáveis, contribuindo para o crescimento económico e desenvolvimento nacional.

No Namíbe, o acto de apresentação do programa foi prestigiado pelo vice-governador provincial para o sector político Social e Económico, Abel Kapitango, tendo lembrado aos jovens que transformar uma ideia em acção é fundamental para alcançar os objectivos e realizar os sonhos.

Ao intervir nesta cerimónia, Abel Kapitango, considerou que o programa SonaJovem é, sem dúvida, uma das iniciativas ambiciosas e que dá a oportunidade aos jovens de transformarem as suas ideias em acções geradoras de renda.

Referiu ainda que a busca por startups de alto impacto a nível nacional, não apenas promove a inovação, mas também fortalece o ecossistema empreendedor angolano em perfeita sintonia com o Plano de Desenvolvimento Nacional (PDN) 2023-2027 e os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

"Temos plena consciência de que o futuro de Angola depende da diversificação da nossa economia e do fortalecimento do nosso capital humano", reforçou.

De acordo com o vice-governador, a juventude angolana tem demonstrado uma capacidade notável de inovação e criatividade, salientando ser dever do Governo apoiar, incentivar e proporcionar as condições necessárias para que essas ideias e projectos ganhem vida e impactem positivamente a sociedade.

Fez saber ainda, que o projecto busca captar não apenas as ideias transformadoras dos jovens que são a verdadeira força motriz da mudança e do progresso, mas também demonstra o papel central que startups desempenham na construção de um futuro mais próspero e diversificado para o país.

 Ressaltou também que a província do Namíbe tem sido "um celeiro de ideias inovadoras", exemplificando muitos bons exemplos de casos que lograram êxitos a nível nacional e internacional como, por exemplo, a conquista da 5.ª Edição do Concurso Nacional de Criação de Jogos Digitais, a conquista da medalha de bronze na 73.ª Edição da Feira de Ideias, Inovação e Novos Produtos, em Nuremberga/Alemanha.

No ramo empresarial, ressaltou o responsável, é visível a criatividade, a perseverança e a resiliência de jovens empreendedores interessados no crescimento sustentável da província.

" Acreditamos que nesta oportunidade oferecida pela Sonangol aos angolanos, os jovens da província do Namíbe terão uma representação significativa por serem capazes de apresentar ideias inovadoras que promovam o desenvolvimento sustentável das nossas comunidades e, consequentemente, do nosso país", disse.

Por outro lado, a Delegada Regional da Sonangol, Mónica Alves, falou da importância e impacto social que o programa trará na vida dos jovens angolanos, tendo incentivado a participarem do programa, primeira edição.

A cerimónia de apresentação, foi testemunhada por membros do Governo, académicos, estudantes e sociedade civil, entre outros convidados. LG/VR/FA/SEC

 





Fotos em destaque

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h27


Notícias de Interesse

PNUD garante financiamento para biodiversidade angolana

 Sexta, 21 Fevereiro de 2025 | 22h21

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+