Luena - Cinco mil 367 jovens concluíram a formação nas áreas de artes e ofícios, em diferentes centros tutelados pelo Instituto Nacional de Emprego e Formação (INEFOP), na província do Moxico, durante o corrente ano civil, duplicando o número de procura por esta formação.
Em comparação com o igual período anterior, houve um aumento de três mil 241 jovens formados em diversos cursos profissionais, como de Electricidade, Mecânica Geral, Serralharia, Gestão de Pequenos Negócios, Canalização, Pedreira, Corte e Costura, Pastelaria e Cozinha, informática, entre outros.
Ao discursar no acto de encerramento de mais um ciclo de formação, a chefe em exercício dos Serviços Provinciais do INEFOP, Margarida Solundo, disse que as formações decorreram no âmbito do Sistema Nacional de Formação Profissional e do Plano de Acção de Promoção da Empregabilidade (PAPE), com duração de três a seis meses.
Sem precisar números, disse que a formação permitiu a promoção do auto-emprego, por via da criação de pequenos negócios e formalização de pequenas empresas.
A responsável apelou aos demais jovens da região para aderirem aos centros profissionais, com vista a adquirirem competências técnicas e práticas, consideradas como ponto de partida para o mercado de trabalho.
O acto de encerramento aconteceu no Centro de Formação Dr. António Agostinho Neto, arredores da cidade do Luena, com a entrega de kits profissionais aos formandos. LTY/TC/YD