Luanda – A secretária de Estado para Ciência, Tecnologia e Inovação, Alice de Ceita e Almeida, recomendou esta quarta-feira, em Luanda, os jovens da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) a criar uma verdadeira rede de cooperação científica, empenhada em tratar de temas prioritários dos Estados-membros.
Discursando no 3º encontro dos Jovens Investigadores da CPLP, Alice de Ceita e Almeida salientou que o incentivo visa dar um verdadeiro sentido à ciência para o desenvolvimento das comunidades de língua portuguesa.
“A nível nacional, a prática da investigação científica, com vista ao desenvolvimento de aplicações e produtos para o mercado, será dinamizada para o país alcançar o top 120 do Índice Global de Inovação”, disse.
Informou que o Ministério do Ensino Superior tem o objectivo de reforçar e acelerar a capacitação dos investigadores e dos futuros profissionais, por meio da potenciação de bolsas de estudo.
Lembrou que ao acolher este evento, o país pretende trazer a experiência dos jovens investigadores científicos da CPLP e dar uma oportunidade para que os angolanos possam interagir e criar laços de amizade e de trabalho.
O encontro decorre até dia 28 de Março, sob o lema "a ciência para a realização dos objectivos de desenvolvimento sustentável da agenda 2030".
O evento é promovido pelo Centro de Estudos sobre África e Desenvolvimento do Instituto Superior de Educação e Gestão da Universidade de Lisboa, em parceria com o Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação e da Associação de Municípios para o Desenvolvimento Sustentável da Itália (FELSCOS - UMBRIA).
A actividade tem como objectivo promover a participação e o protagonismo dos jovens investigadores como agentes da mudança e dar voz aos seus trabalhos científicos. AMC/OHA