Quitexe - Cem jovens do município do Quitexe, na província do Uíge, beneficiaram hoje, terça-feira, de diversos kits profissionais, para o fomento de pequenos negócios e a criação do auto-emprego naquela localidade, no âmbito da 5ª edição do Plano de Acção para Empregabilidade (PAPE).
Entre os equipamentos, constam materiais de pedreira, carpintaria, electricidade, serralharia, cabeleireiro, agricultura, pastelaria, canalização, pintura, manicura, marcenaria, costura e outros.
Na ocasião, a directora nacional para formação profissional do INEFOP, Edgarda Sacramento Neto, explicou que, nesta 5ª edição, serão ainda contemplados os jovens dos municípios do Milunga, Quimbele e Buengas, uma acção que vai permitir a geração de dois mil e 288 postos de trabalho na província.
Explicou que o PAPE, iniciativa que visa combater a fome e a pobreza, é um programa que está a ser implementado desde 2019 no país, a fim promover a empregabilidade e o desenvolvimento no país.
Por sua vez, a administradora municipal do Quitexe, Maria Odeth Pinto, considerou os kits como uma oportunidade para construção de pequenas empresas, que irão garantir a sustentabilidade de muitos jovens nas comunidades e aldeias dessa localidade.