Luena – Uma jovem de 18 anos de idade foi, no último fim-de-semana, vítima de violação sexual com penetração, supostamente, praticado por quatro indivíduos da mesma família, na cidade do Luena, província do Moxico.
De acordo com a porta - voz do Serviço de Investigação Criminal (SIC) no Moxico, Valentina Chimba, que falava no acto da apresentação dos acusados, o facto ocorreu no casco urbano da cidade do Luena, quando a vítima, por motivos passionais (ciúmes), foi “arrastada” por uma outra jovem com quem dividia um namorado de 30 anos.
Revestida de ciúmes, disse a porta-voz, a acusada convidou por via telefónica seus irmãos, com idades entre 16 a 30 anos, para praticarem agressão sexual contra a jovem de 18 anos.
“A suspeita distribuiu preservativos aos seus quatro irmãos e os orientou para violarem sexualmente a vítima e efectuaram filmagens do acto bárbaro”, disse, referindo que a prática teve a colaboração de uma sobrinha dos acusados que terá participado da agressão física.
Após a consumação do acto, disse, a vítima, com ajuda do aludido namorado, apresentou queixa ao SIC, foi encaminhada para a Maternidade Provincial do Moxico, onde está a ser acompanhada por um especialista do Departamento de Medicina Legal do SIC.
Os acusados, inclusive o suposto namorado, encontram-se detidos, aguardando o pronunciamento do Ministério Público (MP) para serem interrogados e posteriormente serem encaminhados ao juiz de garantias para um interrogatório judicial e aplicação da medida de coação pessoal.
Além destes, o SIC apresentou igualmente quatro indivíduos detidos pelo SIC, por envolvimento nos crimes de violência doméstica (agressão física) e outros crimes. MT/TC