Menongue - O 1º governador do Cubango, José Martins, quer uma maior aposta na formação académica dos quadros jovens, para se conseguir transformar e desenvolver esta nova província, surgida no âmbito da nova Divisão Política Administrativa.
José Martins falava em Menongue, após a sua chegada de Luanda, onde tomou posse como 1º governador do Cubango.
Defendeu valorizar o capital humano, através da formação de mais quadros, dentro e fora do país, que venham servir essa província e mandar para outras regiões.
Sinalizou que não se faz desenvolvimento sem apostar na formação.
Por outra, realçou que, para impulsionar o progresso esperado nos 11 municípios, vai exigir a prontidão, disponibilidade, responsabilidade e entrega de todos.
Apontou a melhoria das infra-estruturas existentes na capital, Menongue, e construir novas nos novos municípios, no sentido de melhorar a prestação dos serviços sociais às populações.
Este processo, reiterou o governador do Cubango, deve abranger a construção de novas escolas, novos hospitais, sistemas de fornecimento de água e fornecimento de energia eléctrica, telecomunicações, bem como o fomento da agricultura, para garantir a segurança alimentar.
Em nome da população do Cubango, a vice-governadora para o sector Político, Social e Económico, Helena Chimena, disse acreditar firmemente no desenvolvimento inclusivo, na valorização das riquezas culturais e na construção de um futuro próspero para todas as comunidades que habitam na província.
A população do Cubango, acrescenta a responsável, expressa a plena disponibilidade para trabalhar num espírito de união, respeito e determinação, esperando que a gestão de José Martins seja marcada por conquistas transformadoras e que o Cubango se torne um exemplo de progresso sustentável e harmonia.
Testemunharam a chegada do governador os vice-governadores, delegados e directores provinciais, representantes dos órgãos de Defesa e Segurança, de igrejas, autoridades tradicionais, bem como a população. ALK/PLB