Lubango – Trinta profissionais da Rádio Nacional de Angola (RNA) das províncias da Huíla, Namibe e Cunene participam hoje, quarta-feira, no Lubango, de um seminário regional sobre o papel e a responsabilidade do jornalista durante as eleições.
O certame sob a égide do Conselho da Administração da Rádio Nacional de Angola (RNA) junta, igualmente, directores das Rádios Provinciais da região, com o objectivo de transmitir conteúdos que ajudem a responder aos desafios de uma cobertura eleitoral escrupulosa e imparcial.
Em representação do governador provincial, Nuno Mahapi, o delegado provincial da Justiça e dos Direitos Humanos, Lisender André, ao abrir a formação, sublinhou que a actividade jornalística é das mais cativantes, pois revela a concretização inequívoca da premissa constitucional de informar e ser informado.
Defendeu que em época de eleições, os jornalistas devem reforçar a assumpção do seu papel de veículo transmissor de factos mais relevantes, actuantes e actuais, mas no sentido, fazê-lo com zelo e responsabilidade, no estrito respeito pelos instrumentos jurídicos.
“Nesta fase de disputa política e a caça ao voto, há, também, maior tensão entre os diferentes partidos e seus militantes, sendo os media chamados a servir de peso e contrapeso, no intuito da festa ser vivida com a devida urbanidade”, apelou.
A formação está a ser dirigida pelo administrador não executivo da RNA, Africano Neto.