Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Jornalista Ismael Mateus foi promotor do desenvolvimento local

     Sociedade              
  • Luanda • Quarta, 02 Outubro de 2024 | 10h55
Ismael Mateus, falecido jornalista e membro do Conselho da República
Ismael Mateus, falecido jornalista e membro do Conselho da República
António Escrivão-ANGOP

Luanda – O Ministério da Administração do Território (MAT) considera o jornalista angolano Ismael Mateus um grande promotor do desenvolvimento local, sensível às dificuldades e aos desafios enfrentados pelos gestores públicos, no quotidiano.

A posição do ministério foi tornada pública em mensagem de condolências assinada pelo seu titular, Dionísio Manuel da Fonseca, e enviada à ANGOP, na sequência da morte do jornalista, ocorrida terça-feira, em Luanda, num acidente de viação.

Para o MAT, Ismael Mateus deixa uma marca indelével na formação de vários gestores dos órgãos da administração local do Estado, que hoje respondem aos desafios do bem-estar das pessoas em todos os municípios do país.

O profissional foi, de 2010 a 2016, director-geral do então Instituto de Formação da Administração Local, na altura sob tutela do Ministério da Administração do Território.

“Ao ter sido convidado, por nós, para ser o primeiro presidente do Júri da I Edição do Prémio Melhor Município de Angola, realizado no passado mês de Agosto, na província de Malanje, Ismael Mateus aceitou prontamente o desafio e dedicou-se com o habitual profissionalismo e compromisso patriótico para a realização com êxito desta iniciativa do Executivo”, refere o ministério.

Pelo infortúnio, endereça à família enlutada e a classe jornalística nacional os mais sinceros e profundos sentimentos de pesar.

Numa outra nota, o Ministério da Energia e Águas diz que o jornalista Ismael Mateus Sebastião construiu uma carreira de várias décadas no âmbito da comunicação social e institucional.

Entre 2010 e 2013, exerceu a função de Assessor do Gabinete de Comunicação da extinta EDEL, passando, posteriormente, a integrar a ENDE como Consultor do Gabinete de Comunicação e Imagem, entre 2014 e 2017.

De 2017 até 2020, o profissional ocupou a função de assessor do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa do Ministério da Energia e Águas, onde deixou marcas pela sua dedicação e competência.

O ministério salienta que como assessor do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa do Ministério da Energia e Águas e da Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade (ENDE-EP), Ismael trouxe uma vasta experiência das redacções jornalísticas, contribuindo significativamente para às empresas públicas de electricidade.

“Neste momento de luto e dor, tanto no seio familiar quanto entre todos os angolanos, o ministério e a empresa endereçam os mais profundos sentimentos de pesar aos familiares, amigos e colegas de profissão”, realça.

Em outra nota, a direcção do Sindicato dos Jornalistas Angolanos (SJA) destaca o sentido crítico e cívico do profissional que deve servir de referência para às várias gerações.

“Com a sua partida inesperada, o jornalismo angolano perdeu uma personalidade com uma carreira exemplar que, desde muito cedo, manifestou sempre o seu sentido crítico e cívico, digna de servir como referência para várias gerações”, sublinha.

Segundo a agremiação, Ismael Mateus não apenas influenciou a geração mais nova, mas contribuiu para fortalecer a confiança da população com uma imprensa voltada para o serviço público.

Alega que o profissional foi um defensor acérrimo da observância da ética, deontologia e de uma comunicação social comprometida com os factos, realidade e com os destinatários do serviço informativo e noticioso.

Na docência, frisa que Ismael Mateus deixou marcas indeléveis na formação de profissionais da comunicação social, com a cadeira de ética e Deontologia, tendo, igualmente, se destacado como um "opinion maker" de mão cheia e escritor que se evidenciava com a produção literária.

“A direcção do SJA, diante do infausto acontecimento que enluta a família, os jornalistas e a sociedade angolana, curva-se perante a memória de Ismael Mateus e endereça a todos os que se comovem com a dor as mais sentidas condolências”, lê-se.

Jornalista desde 1981, Ismael Mateus nasceu em Luanda, a 6 de Julho de 1963. Foi membro fundador do Sindicato de Jornalistas Angolanos (SJA) e membro da União dos Escritores Angolanos.

Desde 1985, publicou textos de opinião, inicialmente na Rádio Nacional de Angola, sob os títulos "Dia a Dia na Cidade" e "Bué de Bocas" Na Rádio Luanda Antena Comercial (LAC), escreveu para a rubrica "Recados para o meu chefe”

Posteriormente, viria a publicar textos de opinião nos jornais Angolense, Cruzeiro do Sul e no Semanário Angolense.

Publicou o seu primeiro livro em 1992, a colectânea de textos radiofónicos "Bué de Bocas", numa edição da Edipress. Lançou também a obra "Ascensão e Queda, de Bartolas Matias".

Foi coordenador da colectânea de textos "Angola, a Festa e o Luto", lançado por ocasião do 25° aniversário da Independência Nacional, em 2000.

Em 2001, pela editora Nzila, publicou o seu primeiro romance com o título "Os tempos de YaKalaya". Em 2003, publicou o livro "Sobras de Guerra". MEL/AB/OHA





Fotos em destaque

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h47

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h43

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil  angolana

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil angolana

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h36

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h32

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h24

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h14

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h06

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 11h57


A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+