Saurimo – A jornalista Mariana Guine, da delegação da Agência Angola Press (ANGOP), na província da Lunda Sul, venceu nesta quarta-feira o Prémio Provincial de Jornalismo, na categoria de imprensa.
O evento foi promovido pela Direcção Provincial da Comunicação Social, no âmbito das comemorações do 45º aniversário da Independência Nacional, assinalado quarta-feira.
Mariana Guine venceu o prémio com uma reportagem que retrata o impacto da melhoria do sector da saúde na província.
Amaro de Jesus e Hortênsio Michel, da Televisão Pública de Angola (TPA) e da emissora provincial do grupo Rádio Nacional de Angola (RNA), respectivamente, venceram o galardão nas categorias televisão e rádio.
Durante a gala, foram homenageados os jornalistas Adão Diogo (das Edições Novembro), Domingos Kitunga (RNA) e o fotógrafo Paulino Mutula.
Na ocasião, o vice-governador para o sector político e social da Lunda Sul, Mendes Gaspar, que fez a entrega dos prémios, felicitou os vencedores e solicitou dedicação e empenho, para que possam transmitir à população informações sobre os aspectos sociais, económicos, políticos e culturais do país e do mundo.
O prémio esteve repartido em três categorias: Imprensa, Rádio e Televisão.
Cada vencedor recebeu o equivalente a 700 mil kwanzas.
O Prémio Provincial de Jornalismo na província da Lunda Sul foi instituído em 2006, pelo governo local, com o objectivo de estimular a produção e a criatividade da actividade jornalística na região.