Dundo - O jornalista João Viagem, da Agência Angola Press (ANGOP), colocado na delegação da Lunda-Norte, venceu, na noite de quinta-feira, o prémio provincial de Jornalismo edição 2024, na categoria de imprensa.
João Viagem venceu com uma peça que retrata o valor cultural da dança e da música Tchianda, levando para casa 700 mil kwanzas, como prémio.
Na categoria de Televisão, Rádio e Imagem, venceram os jornalistas Hernani Correia, Castro Sacatomba e Mendes Rodrigues, da Televisão Pública de Angola (TPA) e da Rádio Nacional, recebendo também o prémio de 700 mil kwanzas.
Hernani Correia e Castro Sacatomba venceram com reportagens que retratam, respectivamente, o potencial económico da fronteira do Ntchicolondo e o valor cultural do Largo 1 de Maio.
Já o operador de câmara Mendes Rodrigues, venceu com uma imagem que retrata o valor cultural da Mucanda (circuncisão).
A menção honrosa foi atribuída ao jornalista Joaquim Aguiar, das Edições Novembro, ao passo que o repórter Jaime Mateus, da Rádio Ecclésia, e os motoristas Valdemiro Cassanje (TPA) e Txitxi Baptista (Edições Novembro) foram os homenageados da noite.
O prémio da menção honrosa é de 300 mil kwanzas e o estímulo para os homenageados é de Kz 150 mil. HD