Benguela – Jornalistas de órgãos públicos e privados participam de 06 a 07 do corrente num seminário sobre Técnicas de Jornalismo Investigativo, numa promoção da Emissora Católica de Angola (Rádio Ecclésia) e o Sindicato desta classe (SJA).
Segundo uma nota enviada à Angop, a acção formativa enquadra-se no âmbito do projecto “A Voz do Jornalista”, uma iniciativa das referidas instituições e financiado pela União Europeia.
O projecto tem como objectivo apoiar e orientar os jornalistas que pretendam realizar trabalhos de investigação, tendo como perspectiva a defesa dos direitos humanos das populações mais carenciadas do país.
Durante dois dias, os participantes vão falar sobre Direitos Humanos (uma visão geral), Fundamentos do Jornalismo Investigativo, A Pesquisa em Jornalismo Investigativo e Redacção e Apresentação do Trabalho.
O seminário terá como facilitadores o secretário geral do Sindicato dos Jornalistas Angolanos, Teixeira Cândido, Roque Umbar e Isaac Cutembo.
O projecto está a ser implementado nas províncias de Benguela, Cabinda, Lunda Sul, Luanda e Namibe, beneficiando jornalistas de órgãos públicos e privados, com o objectivo de reforçar o papel dos órgãos de comunicação social e dos seus profissionais, especialmente os jornalistas, no respeito, protecção e garantia dos direitos humanos à informação e liberdade de expressão.