Huambo – O Secretário da JMPLA no município do Huambo realizou, este sábado, uma campanha de limpeza, denominada “Natal sem lixo”, para tornar a cidade mais limpa e ajudar a prevenir a malária e a febre tifóide.
A iniciativa, sob o lema “Huambo é a Banda”, decorreu no interior da cidade e nos sectores da Bandeira, Cacilhas, Nzaji, Vilinga e Xavier Samacau, bem como nas sedes comunais da Calima e da Chipipa, com a mobilização de centenas de jovens.
Em declarações à ANGOP, o primeiro-secretário da JMPLA no município do Huambo, Rafael Leonardo Capapelo, disse que a campanha serviu para melhorar o saneamento básico da cidade, dos sectores e das vilas comunais, para além de encorajar a promoção da qualidade de vida para os munícipes.
O entendimento, continuou, é que os jovens sejam os primeiros participes na melhoria do saneamento básico e na promoção da boa saúde, alinhado aos paradigmas do bem-estar social.
Para tal, adiantou que a iniciativa da JMPLA será sequencial até 15 de Janeiro de 2025, para trazer de volta a originalidade da frase “Huambo Cidade Vida” e fazer jus ao slogan “Huambo é a Banda”.
Por seu turno, o segundo-secretário do MPLA no município do Huambo, André Sambundo, saudou a iniciativa da JMPLA, enquanto viveiro dos futuros militantes e quadros do partido.
Incentivou-os a realizar, frequentemente, campanhas do género, pelo facto de o saneamento básico ter grande impacto na boa saúde e bem-estar das comunidades.
O município do Huambo, um dos 11 da província com o mesmo nome, tem uma população estimada em 934 mil 127 habitantes, residentes em 433 bairros, distribuídos em três comunas, Chipipa, Calima e Sede, esta última com seis sectores (Bandeira, Cacilhas, Capango, Nzaji, Xavier Samacau e Vilinga). ZZN/ALH