Malanje- Militantes das organizações juvenis dos partidos MPLA e UNITA, manifestaram hoje a intenção de verem concretizado o prémio provincial da juventude de Malanje, um instrumento que visa reconhecer o talento, cidadania e outras qualidades na camada juvenil.
O prémio é uma iniciativa do Governo de Malanje, tutelado pelo Gabinete Provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos, e está a ser preparado com vista ao seu lançamento em 2025, após adiamento em Novembro último por questões organizativas.
A inquietação foi apresentada por ocasião de dois encontros mantidos entre o director do referido Gabinete, Veloso Dala com membros da JMPLA e da Juventude Unida Revolucionária de Angola (JURA), que visaram apresentar os eixos de governação ligados ao sector da juventude e auscultar as suas preocupações e sugestões das vias de resolução.
A par disso, os dois grupos juvenis foram unânimes em solicitar a conclusão da Casa da Juventude, cujas obras decorrem há mais de seis anos, com sucessivas paralisações aparentemente injustificadas, bem como a problemática da vandalização dos bens públicos, criminalidade, prostituição e desemprego, que vêm envolvendo e afectando muitos jovens.
O secretário para assuntos eleitorais e poder local da JURA, Nelson Gomes considerou haver inúmeros problemas afligindo a juventude, incluindo de exclusão social e de desigualdades, factores que devem ser banidos, com vista a promoção da coesão e unidade que se pretende no país.
Entretanto, o director do Gabinete Provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos disse que as preocupações serão levadas a consideração superior e anunciou a realização de um encontro provincial da juventude no primeiro trimestre de 2025, onde serão colocadas com mais profundidades as questões globais, com a participação de todos os dirigentes da província, a fim de cada organismo apresentar soluções para as áreas correspondentes.
Enquanto isso, a chefe de Departamento Provincial da Juventude e Desportos, Eunice António disse que relativamente ao prémio da juventude, as condições estão criadas para o seu lançamento, e lamentou a fraca adesão dos jovens afectos as organizações políticas, daí que as críticas sobre possível exclusão são “infundadas”.
Por esse facto, apelou as Associações Juvenis dos partidos políticos no sentido de se inscreverem para concorrer ao prémio, ao invés de criar especulações, uma vez que as inscrições continuam abertas e a I edição da gala de premiação acontece apenas em 2025.
Os encontros serviram para apresentação dos seis eixos do Plano Estratégico do Governo de Malanje em prol da juventude, nomeadamente, saúde, educação, formação técnico-profissional, emprego e empreendedorismo, habitação social, telecomunicação e segurança pública e cidadania, para além do Plano Nacional do Desporto (Planadesporto).
As reuniões com a juventude enquadra-se no âmbito da governação de proximidade, levada a cabo pelas autoridades da província e as próximas serão com a juventude dos partidos FNLA, PHA e outros. NC