Luanda- O Governo do Japão disponibilizou, esta sexta-feira, trezentos 17 mil 354 dólares para apoiar o projecto de desminagem na província do Cuanza Sul.
A doação, enquadrada no programa de Assistência a Projectos Comunitários e de Segurança Humana (APC), da Embaixada do Japão em Angola, visa apoiar a actividade de desminagem de uma área de 640. 500 metros quadrados, da referida província, a ser implementada pela ONG nacional, Desenvolvimento de Produtos de Desminagem de Minas Anti-Pessoal (APOPO),
O projecto visa maximizar o potencial no ramo da agricultura da referida província e garantir a melhoria das condições de trabalho dos camponeses que se dedicam a agricultura familiar.
Na mesma ocasião, foi ainda doado uma autocarro escolar para a escola do primeiro ciclo do ensino secundário Ferraz Bomboko, do município do Huambo, província com o mesmo nome.
No acto de assinatura do acordo, o embaixador do Japão em Angola, Suzuki Toru, disse que o Governo do seu país vai continuar a apoiar Angola no combate a desminagem.
"O Governo do Japão apoia e vai continuar a apoiar Angola a ser livre de minas anti-pessoal projectado até 2025 e está focado na cooperação no campo da segurança humana em Angola", disse.
O diplomata acrescentou que o projecto da doação do autocarro é a primeira em Angola e espera que contribua de forma significativa na resolução do problema das crianças.
Por sua vez o director da escola do primeiro ciclo do ensino secundário Ferraz Bomboko, Francisco Neto Augusto, sublinhou que o autocarro escolar permitirá a mobilidade e o acesso facilitado à escola de mais de oitocentas crianças.
" O gesto é uma demonstração do elevado sentido de solidariedade do Governo do Japão e do seu interesse em ajudar na resolução dos problemas de outras nações, bem como na valorização da vida humana", disse.
O Governo japonês tem apoiado, desde 1990, mais de 74 projectos nas áreas de desminagem, agricultura, saúde e educação através do Programa de Assistência a Projectos Comunitários e de Segurança Humana. LIN/ASS