Luanda – Quatrocentos e vinte e nove mil e novecentos e três dólares (USD 1 vale 832 kz) foram disponibilizados, esta quinta-feira, pelo Governo do Japão para apoiar projectos de desminagem e construção de duas escolas em Angola.
O valor foi confirmado pelo embaixador do Japão em Angola, Suzuki Toru, durante a assinatura de três acordos de cooperação com os responsáveis da Norwegian People's Aid, Robert lga Afedra, da Escola do primeiro ciclo do ensino secundário Ferraz Bomboko, Francisco Neto Augusto, e dos Salesianos do Dom Bosco, Victor Sequeira Gutierrez.
Para a desminagem, o Japão vai conceder 287 mil e 616 dólares a Ajuda Popular da Noruega (APN), para limpar uma área de aproximadamente 490 mil metros quadrados, em dois municípios da província do Bengo.
Para a educação, serão disponibilizados 70 mil e 875 dólares aos Salesianos do Dom Bosco, para a construção de uma escola primária no distrito dos Mulenvos, em Luanda, e 71 mil e 412 dólares para melhoria e ampliação de dez salas de aulas da escola secundária Ferraz Bomboko, na província do Huambo.
No final, o embaixador disse que estes três acordos vão juntar-se aos 77 projectos implementados em Angola, em vários dominios, desde 1990, augura que os acordos contribuam para o desenvolvimento económico de Angola e aprofundem as relações entre os dois países.
Por sua vez, Francisco Augusto, responsável da escola do primeiro ciclo do ensino secundário do Huambo, Ferraz Bomboko, disse que o projecto contribuirá para a melhoria da qualidade do processo de ensino e aprendizagem.
Deu a conhecer que a escola continua a desenvolver um projecto de 36 salas de aulas e dois campos polidesportivos.
Já o director nacional da Norwegian People's Aid, Robert lga Afedra, lembrou que a desminagem é um catalisador fundamental para a transformação e desenvolvimento socioeconómico do país.
Referiu que desde 2016, a sua instituição recebeu três doações por meio desta embaixada, em apoio ao trabalho humanitário de desminagem, totalizando mais de 680 mil dólares.
O director dos Salesianos do Dom Bosco, Victor Sequeira Gutierrez, agradeceu o apoio e manifestou a intenção de receberem outros apoios do Governo do Japão, pois têm muitos projectos de educação, formação e desenvolvimento do povo. SJ/OHA