Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

IRSEA aposta na digitalização de dados do sector das águas 

     Sociedade              
  • Malanje • Quarta, 28 Agosto de 2024 | 14h13
Administrador do IRSEA, Adriano Mayano
Administrador do IRSEA, Adriano Mayano
Zeferino Zinga-ANGOP

Malanje- O administrador executivo do Instituto Regulador dos Serviços de Electricidade e de Água (IRSEA), Adriano Mayano, reiterou hoje, em Malanje, a aposta da instituição na digitalização dos dados do sector das águas, com vista a disponibilização em tempo real de informações.

Actualmente o sector funciona com um sistema convencional, que tem condicionado a avaliação de forma simplificada do desempenho das empresas de água do país.

O gestor fez esse pronunciamento no acto de abertura do Workshop Regional Norte sobre Água e Saneamento, que Malanje acolhe, realçando se tratar de uma estratégia que para além das informações, vai permitir para melhorar o atendimento aos cidadãos.

Precisou que nesta altura, seis Empresas de Águas e Saneamento das províncias da Huíla, Bengo, entre outras, já estão inseridas na plataforma mundial de informações das entidades gestoras das águas, denominada NEW IBNET, para além de que Angola está filiada à Associação de Regulação da África Oriental e Austral.

Por seu turno o vice-governador de Malanje para o sector Político, Económico e Social, Franco Mufinda, desafiou a IRSEA a trabalhar continuamente na melhoria dos padrões de qualidade de fornecimento de água potável e tratamento das águas residuais, em prol do bem-estar das famílias.

Reconheceu que as empresas públicas do ramo enfrentam grandes desafios, o que implica o reforço e a necessidade da observância da transparência e da qualidade dos serviços, para que o mercado de electricidade e das águas seja cada vez mais competitivo, equilibrado e auto-sustentável.

Defendeu ainda a necessidade de as empresas fornecedoras destes serviços investirem na sua capacidade técnica e humana, assim como a obedecer os critérios estabelecidos pela entidade reguladora e pelo principal financiador do sector no país, o Banco Mundial (BM).

Sob o lema “Transformação Digital de Dados em Tempo Real para Melhora Desempenho do Subsector de Água e Saneamento”, o Workshop Regional tem duração de dois dias e conta com participação de responsáveis das Empresas de Água e Saneamento das províncias do Bengo, Uíge, Zaire, Cuanza-Norte, Cabinda e Malanje.

Nele estão a ser discutidos temas como a Regulação do IRSEA no Sistema de Informação do Sector de Água e Saneamento, Situação Económico-financeira e Comercial das Entidades Gestoras, o Papel Regulador no Acompanhamento, Monitorização e Fiscalização da Qualidade das Lamas Fecais e Impacto da Redução das Perdas nos Sistemas de Abastecimento de Água e Saneamento. 

Tutelado pelo Ministério da Energia e Águas, o IRSEA é uma instituição pública, criada pelo Decreto Presidencial nº. 59/16 de 16 de Março, e tem por atribuição garantir e assegurar a gestão das políticas públicas de regulação, fiscalização e controlo dos serviços de energia eléctrica, água potável e saneamento de águas residuais. ACC/NC/PBC





Fotos em destaque

Praça Doutor António Agostinho no Huambo ascende à Património Cultural Nacional

Praça Doutor António Agostinho no Huambo ascende à Património Cultural Nacional

 Segunda, 20 Janeiro de 2025 | 14h14


Notícias de Interesse

CEMG reitera contínua modernização da Força Aérea

 Terça, 21 Janeiro de 2025 | 17h32

OMA apela à conduta exemplar dos reclusos

 Terça, 21 Janeiro de 2025 | 17h19

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+