Andulo - Dois irmãos, de 12 e nove anos de idade, morreram carbonizados nesta quarta-feira, no município do Andulo, província do Bié, após serem atingidos por fogo posto numa horta.
O facto ocorreu na aldeia de Cambovo, comuna de Calussinga, quando um dos progenitores ateou fogo numa horta, com o objetivo de limpar a área para o cultivo.
O porta-voz do comando do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros, sub-inspector bombeiro Raul Ndavoca, explicou que os pais, posteriormente, não conseguiram combater a chama, que acabou por atingir as crianças.
Este é segundo caso que acontece na província do Bié, em pouco mais de um mês, envolvendo crianças.
O primeiro deu-se no princípio do mês de Junho, em que quatro menores morreram carbonizados no município do Chitembo, após a cabana em que se encontravam pegar fogo.
Já em Novembro de 2023, três outras crianças da mesma família morreram nas mesmas condições, no município do Cuemba, quando a residência onde viviam incendiou.
Um mês antes, em Outubro, um bebé de seis meses morreu também carbonizado dentro de uma cabana, no município do Chinguar. AS/PLB