Ndalatando – A circulação rodoviária Luanda/Dondo está interdita, desde a noite de domingo, por destruição parcial da ponte sobre o rio Mucoso, na estrada nacional 321, em consequência das fortes chuvas na região.
De acordo com os Serviços de Protecção Civil Bombeiros, parte da ponte cedeu impedindo a circulação de veículos ligeiros e pesados.
Alternativas
Como alternativas, os automobilistas têm a via Zenza do Itombe, na estrada Nacional 230, passando pelo Morro do Binda, na estrada Nacional 120.
Os que saiam do Sul do país terão que desviar no Alto Dondo e passar pelo Morro do Binda para atingir a capital do país.
Uma delegação do governo provincial, dirigida pelo governador João Diogo Gaspar, está no terreno para avaliar os danos.
De acordo com dados provisórios dos Serviços de Protecção Civil e Bombeiros, a chuva provocou ainda a destruição da passagem alternativa sobre o rio Capacala.
A passagem alternativa foi construída para facilitar os trabalhos de reconstrução da ponte principal, destruída em 2021.
A situação obrigou à reabertura da ponte sobre o rio Capacala, que se encontra em reconstrução desde Junho último. A obra estará concluída em Dezembro próximo, para permitir a circulação rodoviária.
A ponte, de aproximadamente 25 metros de comprimento e dez de largura, foi destruída, em Maio de 2021, pela chuva que danificou, também, o dique de contenção e provocou o transbordo do rio Capacala, cortando, na altura, a ligação entre Luanda e as províncias do Sul, Norte e Leste do país.
Segundo o porta-voz dos Serviços de Protecção Civil e Bombeiros, Hélder Milagre, as chuvas de domingo último provocaram, igualmente, inundação de um número, ainda por apurar, de residências em três bairros da cidade do Dondo. DS/IMA/OHA