Malanje- O Instituto Técnico Médio Público de Saúde (IMS) de Malanje, debate-se com falta de laboratórios de farmácia e de estomatologia, para os estágios dos estudantes, informou hoje, quinta-feira, nesta cidade, o subdirector administrativo da instituição, Vasco Calunga Zuela.
De acordo com o responsável, a instituição ministra vários cursos, mas possui apenas laboratórios de análises clínicas, enfermagem e de fisioterapia, situação que condiciona a formação de quadros.
Falando à saída de uma audiência com o vice-governador provincial para o sector Político, Social e Económico, Franco Mufinda, o subdirector do IMS, considerou imperioso o Governo trabalhar para a aquisição dos laboratórios, com vista a criar condições para melhor aprendizado dos estudantes.
Disse que a par dessa problemática, a instituição funciona em infra-estruturas inadequadas, daí que solicitou do Governo melhores condições de acomodação, para que se forme quadros de qualidade.
“Sendo a única instituição pública de saúde na província de Malanje, o Governo local tinha que ver a situação das infra-estruturas e dos laboratórios”, rematou.
Em resposta, o vice-governador Franco Mufinda manifestou a disposição do Governo de continuar a trabalhar para a melhoria da qualidade de ensino na província, com abrangência a escola de saúde, pois é pretensão do Estado formar técnicos de saúde com qualidade no país.
Entretanto, garantiu a transferência da escola para outras instalações com melhores condições de trabalho e de ensino.
Reiterou que em função da falta de laboratórios, o Governo suspendeu os cursos de estomatologia e de farmácia, entre outros, uma medida que abrange o país, cuja retoma só acontecerá depois de criadas todas as condições laboratoriais e outras necessárias.
Explicou ainda que Malanje conta com 12 instituições privadas de saúde, mas apenas uma possui licença provisória para operar, sendo que as demais trabalham à margem da lei e aguardam pelo reconhecimento do Governo da província e do Ministério de tutela.
A audiência com o vice-governador enquadra-se nas comemorações do dia educador a assinalar-se sexta-feira (22) e envolveu responsáveis de outras instituições de ensino da província e visou apresentar as dificuldades que as mesmas enfrentam, desde infra-estruturais, insuficiência de professores e falta de laboratórios. RM/NC