Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

INSS  prevê maior aproximação ao cidadão

     Sociedade              
  • Luanda • Segunda, 29 Maio de 2023 | 19h38
Ministra do MAPTESS, Teresa Dias
Ministra do MAPTESS, Teresa Dias
Rosário dos Santos - ANGOP

Luanda - O Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) anunciou, esta segunda-feira, em Luanda, a criação de novos regimes, para abranger e atrair mais trabalhadores na Protecção Social Obrigatória (PSO).

Segundo a ministra da Administração Pública Trabalho e Segurança Social,  Teresa Rodrigues Dias, trata-se dos regimes dos trabalhadores por conta de outrem, das actividades económicas geradoras de baixo rendimento, regime jurídico de protecção social obrigatória dos praticantes desportivos profissionais e o regime jurídico de protecção social dos segurados sem vínculo laboral. 

Conforme a governante, que o balanço do sector no quinquénio 2018-2022, na  mesma senda foram revistos os Decretos n.º 38/08,  e o  n.º 42/08, que estabeleciam o regime dos trabalhadores por conta de outrem e o regime dos trabalhadores por conta própria, respetivamente.

"Importa realçar a introdução da modalidade dos trabalhadores por conta própria, das actividades geradoras de baixo rendimento, com uma taxa de contribuição aplicável de 50% mais baixa", sublinhou a governante.

Fez saber que para melhor aproximação de serviços da Segurança Social, foi introduzida a figura dos mediadores de segurança social, com o papel de servir  de facilitador e dinamizador da relação Segurança Social e contribuintes, segurados e até pensionistas.

A ministra explicou que no âmbito da organização e funcionamento da entidade gestora da PSO, o INSS, também foram assinalados avanços estruturantes, entre os quais, a liberdade dada aos pensionistas de livremente escolherem o banco para o qual pretendem receber suas prestações sociais, o estabelecimento da folha de remunerações eletrónica, como único meio para declaração das remunerações e introdução do pagamento das contribuições por via da Referência Única de Pagamento ao Estado (RUPE).

Por último, citou a adequação da estrutura orgânica do INSS, para melhor responder à dimensão da sua missão, mediante a aprovação do Decreto Presidencial n.º 232/21, de 22 de Setembro.

Para dinamização dos processos de cobrança e regularização das dívidas à Segurança Social, bem como a regulamentação da Gestão das Reservas Técnicas da PSO, disse que foram aprovados o Decreto Legislativo Presidencial  que estabelece o Regime Jurídico de Regularização e Cobrança da Dívida dos Contribuintes e Beneficiários à Entidade Gestora da Protecção Social Obrigatória.

Enquadra-se ainda nesse "pacote" o Decreto Presidencial que aprova o Regulamento para a Gestão das Reservas Técnicas e Activos do Instituto Nacional de Segurança Social, respetivamente.

Entre 2020 e 2021, a Segurança Social esteve presente ao lado dos Contribuintes e Segurados, fazendo aprovar medidas que estimularam e facilitaram a manutenção de postos de trabalho.

"Refiro-me às medidas inseridas no Decreto Presidencial n.º 98/20, de 9  de Abril, que estabeleceu as Medidas Imediatas de Alívio dos Efeitos Económicos e Financeiros Negativos Provocados pela Pandemia da Covid-19 e do Decreto Presidencial n.º 12/22, de 17 de Janeiro, Regime Jurídico das Medidas de Segurança Social de Incentivo à Contratação de Cidadãos Desempregados, Jovens, Portadores de Deficiência e de Fomento à Regularização Voluntária de Dívidas à Segurança Social.

No domínio das Tecnologias de Informação, disse ser importante sublinhar o alcance da soberania em termos de gestão de dados e de tecnologia de informação por parte do INSS, visto que hoje todo parque tecnológico e bases de dados estão a disposição são controlados pela sociedade.

No âmbito da Recuperação dos Activos da PSO, destacou a reintegração de importantes activos ao património do seu legítimo proprietário, a Segurança Social.

"Falo, propriamente, do Edifício Luanda Medical Center, Edifício Consolação, Instituto Sapiens, Kings Towers, Hotel Monalisa e Edifícios Eucaliptos. Importa salientar que todos estes activos estão em pleno funcionamento e constituem uma grande valia para a Segurança Social", explicou.

Sob o lema " Discutindo os caminhos e progressos da Administração, do Trabalho e da Segurança social " o Encontro Nacional sobre Administração Pública, Trabalho e Segurança Social conta com a participação de membros do Executivo, dos parceiros sociais, da academia, de jornalistas, de diversas organizações e individualidades que compõem a sociedade civil, bem como de entidades estrangeiras parceiras do sector.

No encontro, estão a se debatidos temas temas como as “Reformas na Administração Pública”, “O Papel da Formação Profissional na Inserção no Mercado de Trabalho”, “Crescimento Económico, Emprego e Rendimentos: os desafios na região Africana para a prosperidade socio-económica das actuais e próximas gerações” e “Desafios da sustentabilidade, alargamento e adequação da Segurança Social”. LIN/VIC



Tags


Fotos em destaque

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h47

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h43

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil  angolana

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil angolana

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h36

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h32

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h24

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h14

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h06

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 11h57


A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+