Icolo e Bengo - O Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) no município de Icolo e Bengo, província de Luanda, tem vindo nos últimos meses, a intensificar as acções de esclarecimento sobre a obrigatoriedade da inscrição dos trabalhadores no Sistema de Protecção Social Obrigatória (SPSO), a fim de conhecerem os benefícios da reforma.
Em declaração hoje à ANGOP, o chefe do Serviço Municipal do INSS no Icolo e Bengo, Diogo Paím, disse que nesta quinta-feira decorreu um encontro de esclarecimento sobre as várias modalidades de reformas, dirigido aos efectivos dos Serviços de Migração e Estrangeiros (SME) no município.
Estas acções de esclarecimento fazem parte de um conjunto de actividades integradas do INSS, denominada “Sala de Informação e Educação dos Pensionistas” e neste evento abordou questões relacionadas às prestações na velhice, onde os efectivos do SME tomaram conhecimentos dos tipos de reformas e os subsídios inerentes.
Diogo Paím disse que actividades do género vão continuar, de maneira a despertar os cidadãos a terem cada vez mais presente sobre os subsídios da pensão, após o tempo útil de trabalho.
Segundo o responsável, já é possível ao trabalhador acompanhar as suas contribuições no Sistema de Protecção Social Obrigatória, escolher o banco comercial por onde deseja receber a sua pensão e realizar a prova de vida a partir dos serviços electrónicos, sem sair de casa.
Entre as várias modalidades de pensões na reforma destacam-se a por velhice, antecipada, sobrevivência e abono de velhice, incluídos outros benefícios como o subsídio de maternidade, aleitamento, morte, funeral e abono familiar.
O INSS no Icolo e Bengo controla cerca de 37.659 mil pensionistas. CLAU/AJQ