Benguela – O Inspector-geral da Administração do Estado, Sebastião Domingos Gunza, tranquilizou, esta quinta-feira, em Benguela, os gestores públicos, ao manifestar o reconhecimento da instituição ao direito a boa imagem e presunção da inocência das pessoas.
Falando na inauguração da sede da instituição, o inspector-geral procurou contrariar as imagens passadas nas redes sociais, atribuídas ao IGAE, afirmando que são produzidas por transeuntes e automobilistas que presenciam pessoas detidas em flagrante delito pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC).
Sebastião Domingos Gunza apelou as autoridades locais para não encararem a nova delegada, Josefina Calembe, como mais um “polícia” que vai criar constrangimentos à administração pública.
Segundo disse, a IGAE vai trabalhar com os quadros do governo provincial e das áreas da saúde, comércio e indústria.
“Os tempos mudaram e os servidores públicos, tal como a própria IGAE, devem manter um comportamento que esteja em conformidade com a lei”, alertou o inspector-geral.
Entretanto, a nova delegada da IGAE disse que o seu trabalho vai ser uma réplica daquilo que se tem feito já em Luanda, apesar de não ter ainda ideia de quantos inspectores vai necessitar a província.
Em relação as denúncias, Josefina Calembe indicou que, ao nível local, será criado um número específico, apesar de ainda não haver qualquer decisão sobre o assunto.
Já a governadora em exercício de Benguela, Deolinda Valianguala, desejou boas vindas a nova delegada, prometendo facilitar a sua integração na província.
“Sei que em muitos casos, a senhora delegada vai ser nossa conselheira para àquelas situações ou falhas que os gestores públicos podem evitar”, comentou.