Uíge - O processo de actualização cartográfica para a definição das áreas a serem seleccionadas no censo populacional, previsto para este ano (2024), arrancou esta sexta-feira, no município dos Buengas, na província do Uíge.
Em declarações à ANGOP, o supervisor da equipa de cartografia, Tutala Miranda, explicou que o processo irá decorrer nas comunas sede e do Buengas Sul.
Informou que o processo vai ser assegurado por 16 técnicos cartográficos do Instituto Nacional de Estatística (INE), que irão desdobrar-se em todas as áreas de difícil acesso daquela municipalidade.
Por sua vez, o administrador Municipal dos Buengas, José Alberto, destacou a importância do processo, visando a realização do Censo Geral da população, a decorrer este ano (2024), no país.
A actualização cartográfica tem como objectivo definir e redefinir os limites dos bairros existentes em todo o país e constitui a primeira etapa para a realização do próximo recenseamento da população e habitação previsto para o presente ano (2024).
O censo populacional é um processo vasto que visa actualizar as informações sobre o número de habitantes no país, onde e como vivem, com vista à melhor planificação e distribuição dos recursos e serviços à população.EPP/NM/IZ