Moçâmedes - As Infrações laborais no Namíbe recuaram durante o ano 2024 na ordem de 13%, em comparação ao ano de 2023, informou nesta sexta-feira, a chefe dos serviços provinciais da Inspeção Geral do Trabalho no Namíbe, Laura Magalhães.
Em declarações à ANGOP, a responsável fez saber que o ano económico de 2024 foram registadas mil 603 infrações, contra as mil 812, o que representa uma redução de 208 infrações.
De acordo com a responsável, a redução deveu-se ao envolvimento de uma comissão Multissectorial, que desenvolveu uma série de actividades inspectivas, palestras e visitas às entidades empregadoras.
"Realizamos várias atividades bem sucedidas com o envolvimento de uma comissão Multissectorial, com destaque a campanha "trabalho digno", que envolveu elementos da Polícia Nacional, AGT, SME, INSS, além dos inspetores do IGT", explicou.
Disse que, fruto das actividades inspectivas, o IGT arrecadou este ano seis milhões e 579 mil e 25 kz, uma redução de um milhão 675 mil e 181 kz em comparação ao igual período anterior.
Quanto aos conflitos levantados, disse foram contabilizados 90 casos, quando no igual período anterior registaram 64 autos.
No período em análise foram efectuados 103 pedidos de mediação, registados 23 acidentes de trabalho e um total de 833 mil e 330.00 de indemnização.
Laura Magalhães informou que na província, os municípios com maiores números de infracções são os município de Moçâmedes, seguido do município do Tombwa.
O IGT no Namíbe realizou 115 palestras e 17 vistorias, registrando um crescimento de mais 1.714 trabalhadores, entre homens e mulheres em diversos sectores.LG/VR/FA/DP